São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Câmara propõe boicote a programa de TV "trash"

Divulgação
BABADO
Mattar e Elba falaram sobre o tempo em que eram casados para o "Programa Amaury Jr." (Recorde), que vai hoje ao ar; Deborah Secco (ex-)namorada do ator, estava lá e ficou constrangida


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Comissão de Direitos Huma> nos da Câmara aprovou anteontem uma campanha para incentivar o telespec> tador a não comprar produtos de > empresas que anunciarem em programas "de baixo nível".
Com o slogan "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", a campanha será lançada em agosto. O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), autor da proposta e presidente da comissão, tenta o apoio de ONGs e outras entidades para a divulgação e a criação de um site. Na internet, haverá uma lista dos progra­ mas de TV que "sistematicamente atuam contra a sociedade" e o nome dos patrocinadores.
A idéia não foi bem aceita pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade). "Achamos isso discutível. O Congresso costuma se isolar e não pedir a opinião das entidades envolvidas na questão", afirma Décio Vômero, diretor-executivo da entidade.
No México, esse tipo de pressão do telespectador quase inviabilizou a estréia de "Big Brother", na Televisa, no início deste ano. Pressionados pela Igreja e por ONGs que defendem a qualidade na TV, grandes empresas, como Pepsi e a Colgate, se recusaram a anunciar no programa. Só depois de muita negociação, a emissora conseguiu a adesão de alguns anunciantes.

OUTRO CANAL

Cavalheiros
O acordo é assim: Kajuru não fala mal da Rede TV! por uma semana e a emissora entrega a ele uma carta que o isenta do pagamento da multa de R$ 5 milhões por rescisão de contrato. E mais: o apresentador também não pode assinar com a Record.

Novela
Na entrevista que deu anteontem à GloboNews, Serra deixou ainda mais claro que a decisão sobre o padrão de TV digital a ser adotado no país deve ficar para o próximo governo. Disse que, se presidente, dará prioridade aos aspectos econômicos. Sem dinheiro para a digitalização, as TVs nem reclamam mais do atraso.

Rescaldo
Para Gugu, a queda no ibope que vem sendo registrada no "Domingo Legal" está ligada ao uso de "O Clone" e da Copa pelo Faustão. Depois de amanhã, então, é dia de "guerra" sem álibi.

Tempo real
O nome de Marlene Mattos, que rompeu com Xuxa há duas semanas, ainda está no Portal X, site da apresentadora, como diretora da Xuxa Produções e empresária da loira "até hoje".

Custo irreal
Na artilharia que se criou entre as duas depois do rompimento, há uma nova versão para a separação: Xuxa não queria adaptar seus gastos pessoais à recente redução de sua receita.

E-mail - laura@folhasp.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Anameba Brega diz que jacaré mama!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.