São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFRO pop

São Paulo Fashion Week começa hoje e busca inspiração na cultura africana do passado e do presente

Bruno Miranda/Folha Imagem
As modelos Carmelita, Rojane e Emanuela, que participam de desfiles na temporada verão-2007 da São Paulo Fashion Week


ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A São Paulo Fashion Week, que começa hoje e segue até a próxima terça, ganhou uma imprevista tonalidade política. Ao eleger a cultura africana como tema do evento, a semana de moda jogou luz, para o mundo fashion, sobre a questão racial no Brasil, justamente no momento em que o país discute a adoção de cotas para negros nas universidades públicas.
O empresário Paulo Borges, organizador da São Paulo Fashion Week, diz que ainda não tem opinião formada sobre o assunto, mas acredita que, "se [as cotas] são algo que abrem possibilidades para as pessoas, elas só podem ser válidas".
Como todo o país, os estilistas também se dividem sobre o tema. Modelos negros, por sua vez, defendem as cotas. Para a top Emanuela de Paula, o projeto "é um bom incentivo na luta contra o preconceito".
Durante sete dias, serão apresentadas 48 coleções de 45 grifes, que prometem um verão de imagem forte, cores vivas e comprimentos reduzidos. No embalo da África, as misturas de estilos e culturas estão em alta. Na política fashion, a miscigenação é hype.


Texto Anterior: Horário nobre na tv aberta
Próximo Texto: São Paulo Fashion Week - Verão 2007: SPFW quer redescobrir a África
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.