São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Maria Antônia recebe Carlos Vergara e outras 4 individuais

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais recorrente temática de Carlos Vergara nos anos 70, o Carnaval é o eixo principal da exposição que o artista inaugura hoje, no Centro Universitário Maria Antônia. Telas, desenhos e fotografias se agrupam na mostra "Revisitando os 70". "São duas formas de revisita. Por um lado, estão aqui as obras daquele período; por outro, há minha produção nova, feita a partir de imagens daquela época", explica o artista, que recuperou imagens do Carnaval de então e retrabalhou-as com efeitos da fotografia digital e 3D.
O centro do espaço expositivo é ocupado pela enorme instalação "Empilhamento", de 1969, uma espécie de aglomerado humano em papelão. "Foi um trabalho criado no contexto da repressão política, mas que ainda hoje vejo como atual. Essa história das pessoas todas apertadas... poderia se chamar "25 de Março ao meio-dia'", ironiza.
Mas, entre as obras em exibição, talvez a mais impressionante seja o desenho de 20 m de comprimento, em que mistura máscaras e faces sem expressão.
Gerações distintas
Paralelamente, o Maria Antônia inaugura outras quatro individuais, abrangendo propostas e gerações diversas. Se uma sala recebe esculturas da "Via Crucis", feitas por Lucio Fontana (1899-1968) em 1947, outra pequena sala -transformada em quarto- abriga a instalação "Zona Morta", da jovem Tatiana Blass. Ali, uma faixa branca entrecorta tudo o que encontra nas paredes: livros, piano, televisão, quadros, interrompendo o espaço ao meio.
Num espaço de passagem, Márcia Pastore montou seu "Cabo de Guerra", feito com oito pares de sacos em tecido branco recheados de gesso. A partir do teto, cada par se equilibra -ou desequilibra- no espaço, sustentado por polias e cabos.
Argentina que já viveu no Brasil, Ivana Vollaro recria uma típica lanchonete brasileira ("muito diferente dos cafés argentinos") a partir da síntese de seus materiais essenciais: azulejos, fórmica, vidro etc. criando o espaço que intitulou de "X-Tudo".

CARLOS VERGARA, LUCIO FONTANA, TATIANA BLASS, IVANA VOLLARO E MÁRCIA PASTORE


Quando: abertura hoje, às 20h; de seg. a sex., das 12h às 21h; sáb. e dom., das 10h às 18h
Onde: Centro Universitário Maria Antônia (r. Maria Antônia, 294, tel. 0/xx/11/3255-7182)
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Política cultural: Petrobras anuncia destinatários de R$ 80 milhões em patrocínio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.