São Paulo, sábado, 12 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Multishow apresenta o blues de B.B. King

DA REDAÇÃO

Para quem ainda não viu, o canal de TV paga Multishow dá hoje, às 23h, mais uma chance para os espectadores terem uma idéia do que é uma apresentação do guitarrista de blues norte-americano B.B. King, 74.
A emissora não informa -nem há créditos no final do programa- o local e o ano em que aconteceu o show em questão. Mas a prevalência de cabelos negros na cabeça do guitarrista e o fato de Russell Jackson ser o baixista da banda indicam que a apresentação aconteceu entre o final dos anos 70 e começo dos 80.
O programa tem início com uma entrevista em que King conta pela enésima vez por que batizou a sua guitarra Gibson com a alcunha de Lucille. Depois, ele aparece fazendo uma breve reflexão antes de entrar no palco.
Começa então o desfile dos clássicos que ocupam o repertório do músico até hoje. O primeiro é uma versão turbinada de "Everyday I Have the Blues". A leitura que King faz dessa música funciona como um adeus aos flertes com o funk, que dominaram a obra do guitarrista nos anos 70.
A apresentação segue com versões de "Caldonia", "Why I Sing the Blues" e, inevitável, "The Thrill Is Gone", entre outras.
Nos breves intervalos, King brinca com a platéia, conta histórias e chega até a ensaiar alguns passos de dança. Tudo permeado pelas mais famosas caretas da história do blues.
Terminada a apresentação, o guitarrista distribui apertos de mão para as pessoas espremidas na beira do palco. Enquanto isso, ao microfone, o saxofonista da banda alinha adjetivos bonificadores, lembrando o discurso dos apresentadores de lutas de boxe.
Embora a edição do programa tenha se preocupado em traduzir as letras das músicas, a falta de créditos deixa o programa solto no ar, em termos históricos.


Texto Anterior: Eme-te-vê continua em forma com corpinho de 18
Próximo Texto: Panorâmica: Oasis deve vir ao Brasil em novembro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.