São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Sabrina, a Bruxa Adolescente
SBT, 14h
(Sabrina, the Teenage Witch). Canadá, 1995, 89 min. Direção: Tibor Takacs. Com Melisa Joan Hart, Sherry Miller, Charlene Fernatz, Tobias Mehler, Laura Harris, Kea Wong, Ryan Reynolds. Ao completar 16 anos, a jovem bruxa Sabrina começa a aprender o ofício de família com suas tias. O problema é que, à parte ser bruxa, Sabrina é uma adolescente e está apaixonada por um rapaz de sua escola. Mas as normas da bruxaria proíbem a moça de usar seus dons em proveito próprio. Comédia para TV a cabo.

Free Willy 2 - A Aventura Voltou
Globo, 15h40
(Free Willy 2: The Adventure Home). EUA, 1995. Direção: Dwight H. Little. Com Jason James Richter, August Schellenberg, Michael Madsen. O jovem Jesse (Richter) tenta vencer os vários traumas de sua vida, com a ajuda dos próximos. Mas o que vai ajudá-lo mesmo é o reencontro com a velha baleia Willy, em companhia de quem luta para evitar um desastre ecológico e produzir uma insignificância cinematográfica. Estritamente infantil.

Impacto
Globo, 22h
(Sonic Impact). EUA, 2000, 94 min. Direção: Rodney McDonald. Com James Russo, Ice T, Michael Harris, Brittany Daniel, Sam Anderson, Heath Lourwood, Justin Lauer, Michael Harney. Nesta altura, a Justiça já devia saber que bandidos levados a julgamento ou transferidos de um lugar a outro por avião sempre acham um meio de escapar, por mais correntes a que sejam atrelados. Aqui não é diferente. Como de costume, segue-se sequestro da aeronave com tomada de reféns, exigências enormes para não causar estragos notáveis (no caso, jogar o avião contra uma cidade). Há, ainda, o agente do FBI que o enfrenta (Russo). E os etc. de praxe. Inédito.

Brasa Adormecida
Bandeirantes, 22h
Brasil, 1987, 105 min. Direção: Djalma Limongi Batista. Com Maitê Proença, Edson Celulari, Anselmo Duarte, Ana Maria Nascimento e Silva. Casamento arranjado se desarranja antes de consumar-se quando, chegando à fazenda do pai da noiva, ela reencontra o primo, companheiro de tenra idade. Evocação do universo de Humberto Mauro, já enunciada no título ("Brasa Dormida", filme mudo do ciclo de Cataguases).

Alerta Vermelho
Bandeirantes,1h30 (Condition Red). Finlândia/EUA, 1995, 85 min. Direção: Mika Kaurismaki. Com James Russo, Cynda Williams, Verrone Romeolette, Jonathan Shaw, Victor Argo, Paul Calderon, Cedric Turner, Matthew Styles, Richard Boes. Carcereiro apaixona-se por prisioneira, na Filadélfia, o que facilita inclusive a vida sexual da moça. A tal ponto, que ela acaba engravidando. Em vista disso, ele ajuda-a a fugir. Logo perceberá que entrou numa fria daquelas. O irmão de Mika, Aki, é um diretor mais célebre. Mas Mika tem um trabalho digno de acompanhar.

Intercine
Globo, 2h10
Abre a semana o eleito do público, entre a aventura "Em Busca da Honra" (1995, de Ken Olin, com Don Johnson, Craig Sheffer, Robert Coleby, James Sikking, Bob Gunton, Gabrielle Anwar) e a comédia "Eu, Ela e a Outra" (1963, de Michael Gordon, com Doris Day, James Garner, Polly Bergen, Thelma Ritter, Fred Clark, Don Knotts, Elliot Reid). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale para toda a semana).

Rosas da Sedução
Globo, 4h (Bed of Roses). EUA, 1996. Direção: Michael Goldenberg. Com Christian Slater, Mary Stuart Masterson, Pamela Segall, Josh Brolin, Brian Tarantina, Michael Haley, Ally Walker. Analista financeira de sucesso, que não tem tempo para nada, tem sua vida virada de cabeça para baixo quando recebe flores de um admirador secreto. Ela acaba descobrindo-se apaixonada pelo autor do galanteio, o romântico florista Lewis. Em suma, nada além do romance água-com-açúcar.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Uma obra-prima do cinema

Com todo respeito a "O Terror das Mulheres" (Telecine Happy, 21h45), em que Jerry Lewis dá uma amostra notável do que é "o cineasta total", hoje não dá para fugir de "A um Passo da Liberdade" (Telecine Classic, 22h).
A obra-prima de Jacques Becker diz respeito à organização de uma fuga por um grupo de presidiários. O filme está legendado. Se não estivesse, não faria a menor diferença: os personagens quase não falam.
O que Becker nos mostra são rostos, grades, instrumentos, túneis. O faz com tanta convicção, realismo e verdade (nem sempre essas coisas andam juntas) que ficamos por minutos vendo um homem cavar um túnel, com os olhos pregados na tela. É raro, é uma grande lição de cinema. (INÁCIO ARAUJO)

DRAMATURGIA

Canal Brasil mostra minissérie gaúcha inédita

O Canal Brasil apresenta a partir de hoje, às 17h30, a minissérie inédita "A Hora do Louva-a-Deus", produção independente de cinco capítulos filmada no Rio Grande do Sul. Escrita por Vicente Sesso, a história é uma adaptação do romance "O Louva-a-Deus", de Antônio Carlos Resende. O personagem Reynaldo, interpretado por Eduardo Tornaghi, volta à sua cidade natal, São Vendelino, para acertar contas com o passado. Reencontra um amigo (Fabiano Post) e a protetora Jacinta (a veterana Carmem Silva), e enfrenta a oposição de Lucíolo (Oscar Simch), corrupto delegado da comunidade.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Barbara Gancia: Mariana Kupfer toma café da manhã na Tiffany's
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.