São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Microssérie vai retratar 'Marias do Brasil'

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Com Fernanda Montenegro, Osmar Prado, Letícia Sabatella e Gero Camilo no elenco, a Globo começa a gravar em outubro a microssérie "Hoje É Dia de Maria" (nome provisório), que será exibida em oito capítulos a partir de 11 de janeiro de 2005.
Quando for ao ar, a microssérie já terá 12 anos desde que foi concebida, inicialmente como um especial de fim de ano. Trata-se de um projeto pessoal do diretor de TV e cineasta Luiz Fernando Carvalho ("O Rei do Gado", "Os Maias"), que assina a direção e colaboração no texto.
Segundo Carvalho, "Hoje É Dia de Maria", sem perspectivas de emplacar na TV, já foi projeto de filme, mas acabou substituído por "Lavoura Arcaica" (2001).
A microssérie será inspirada nos contos populares antigos, transmitidos por gerações de forma oral, em diferentes épocas, etnias e regiões, e compilados em livros pelo folclorista Câmara Cascudo (1898/1986) e por Sílvio Romero (1851/1914). O texto-base é de Carlos Alberto Soffredini.
Maria, a protagonista, é o nome recorrente em centenas de contos populares. "A microssérie vai contar a história das Marias do Brasil em várias épocas e regiões", afirma Carvalho. "O tema principal é a infância. Não é um programa infantil, mas sobre a infância".
Montenegro será a antagonista e Sabatella, a protagonista adulta. Uma atriz de 12 anos será selecionada para ser Sabatella jovem.

OUTRO CANAL

Azul ou rosa?
Um travesti (não operado) está entre os finalistas para participar de "Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novela". A assessoria do SBT confirma: diz que "é possível" que ele figure entre os até 24 candidatos que estarão no palco na estréia do programa, domingo, dos quais o público irá escolher 14.

Concorrência 1
A operadora de TV paga DirecTV divulgou ontem o primeiro relatório de serviço próprio de medição de audiência em sua base de assinantes (433 mil). A rigor, os dados não podem ser comparados aos do Ibope, mas servem de referência.

Concorrência 2
Assim como no Ibope, os canais mais vistos na DirecTV são Cartoon e TNT. A HBO ocupa o terceiro lugar, o Warner vem em quinto, mas o Sony não aparece entre os top 20.

Concorrência 3
A Rede TV! é o canal aberto mais visto na DirecTV (que não carrega Globo e SBT). Aparece em sexto lugar, à frente de Band (9º) e Record (15º). Falhas na cobertura nacional aberta da Rede TV! explicam, parcialmente, os dados.

Coisa boa
A DirecTV também anunciou ontem a co-produção da série de sete episódios "7 X Bossa Nova", com a recursos da Ancine. A série, com apresentação de Nelson Motta, consultoria de Ruy Castro e direção de Belisário França, estréia no final do ano.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Socorro! A Marta tomou botox com Red Bull!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.