São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

auto-ajuda com humor

Com 43 mil vídeos, site britânico recebe mais de 3 milhões de visitantes por mês com sugestões práticas em tom divertido

CRISTINA LUCKNER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As respostas para as dúvidas da vida decifradas, passo a passo, em vídeo. Se tudo fosse assim tão fácil... e é -pelo menos segundo o site britânico VideoJug (www.videojug.com). Seu slogan é "A Vida Explicada. Em Vídeo".
Lançado em 2006, o site acaba de atingir uma audiência mensal de 3,25 milhões de visitantes em busca dessas respostas. Em janeiro deste ano, eram 2 milhões, um aumento de 62,5% em sete meses.
O VideoJug funciona como uma "enciclopédia da vida", nas palavras da diretora-executiva do site, Nancy Cruickshank, 38. Ela defende a idéia de o conteúdo servir como uma fonte de auto-ajuda em tempos de mudanças culturais.
"Antes morávamos todos na mesma vila, com nossos pais e avós, e dividíamos conhecimento. Hoje, com cada um espalhado por um canto do mundo, quem vai nos ajudar com as dúvidas básicas do dia-a-dia?"
Apesar de parecer uma opção tentadora para aprender a resolver questões de forma prática, o site está mais para sátira que para divã e não deve ser levado tão a sério. "Você imagina que as pessoas já saberiam como resolver a maioria das coisas que tratamos nos vídeos, não é mesmo?", diz Cruickshank.
O site é responsável por produzir a maior parte do seu conteúdo e ainda faz séries para empresas, como a Microsoft -daqui surgiu o popular "Como Recuperar um E-mail Kamikaze" (veja ao lado).
Isso não restringe a participação dos internautas. Eles são as principais fontes para temas de novos vídeos e escrevem comentários, positivos ou negativos, sobre aquilo que "aprenderam", na movimentada comunidade virtual da página.
Toda essa troca de informação gerou um arquivo de 43 mil vídeos e inspira a produção de um total de mil novos por mês.
Divididos entre as categorias de "como fazer" e "pergunte ao especialista", os 20 canais de temas trazem uma mistura de curiosidades e serviço, com um tom sarcástico e descontraído.

O mais popular
O recorde é do vídeo "Como Beijar Apaixonadamente" -2,5 milhões de acessos. Parte da série "História de Amor", estrelada pelo casal -na vida real e nas telas- Sarah Coyle e Ben Neale, o vídeo mostra o que seria um "beijo perfeito" e se arrisca a ensinar "técnicas avançadas".
Como carregar objetos com um pedaço de pano e como evitar armadilhas do abraço engordam a lista. A seqüência enumera outros ensinamentos que rondam os extremos de utilidade e bizarrice.





Texto Anterior: Literatura: Sesc Consolação discute blogs na internet
Próximo Texto: Série: Golpes em família movem "The Riches"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.