São Paulo, quarta, 12 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREMIAÇÃO
Entrega das estatuetas será hoje, às 20h, no Itaú Cultural
HQ Mix comemora dez anos como "Oscar' dos quadrinhos brasileiros

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
free-lance para a Folha

O Troféu HQ Mix comemora hoje sua décima edição traçando um amplo panorama das histórias em quadrinhos no Brasil.
Conhecido por distribuir prêmios em diversas áreas -no ano passado foram 43 categorias-, o HQ Mix chega a 98 quebrando seu recorde: são 55 estatuetas, premiação tão vasta que valoriza até profissionais de áreas distantes das HQs -caso da categoria personagem para licenciamento.
Laerte, criador dos Piratas do Tietê e colaborador da Folha, manteve a tradição de ser o artista mais agraciado pelo HQ Mix -já levou 13 estatuetas nas nove primeiras edições-, vencendo nas categorias de personagem de destaque (Overman) e melhor tira nacional (Strip-Tiras), trabalhos publicados pela Ilustrada.
O ilustrador da Folha Marcelo Lélis foi eleito o melhor desenhista de 98. No ano passado, ele foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba (na categoria de história em quadrinhos) e no Concurso Nacional da 3ª Bienal de Quadrinhos.
O melhor roteirista foi Paulo Garfunkel, que escreve as histórias da revista "Vira-Lata", distribuída em presídios e que informa como se contrai o vírus HIV. "Vira-Lata" foi eleita ainda a melhor "graphic novel" nacional pelo segundo ano consecutivo.
Os destaques entre os artistas nacionais foram Angeli (da Folha, eleito melhor chargista), Osvaldo (também da Folha, caricaturista), Santiago (do gaúcho "O Interior", cartunista) e Negreiros (do "Jornal da Tarde", ilustrador).
O cearense Luiz Sá (1907-80) será homenageado na entrega de prêmios de hoje. Sá foi um colaborador da histórica "O Tico-Tico", grande veículo dos quadrinhos brasileiros na primeira metade do século. Ele criou três personagens que foram os mais famosos até o cancelamento da revista, em 1960: Reco-Reco, Bolão e Azeitona, modelos escolhidos, não por acaso, pelo artista plástico Wilson Iguti para criar as estatuetas que serão entregues aos premiados.


O quê: 10º Troféu HQ Mix Quando: hoje, a partir das 20h Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 140, tel. 238-1700) Quanto: grátis



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.