UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Aos 70 anos, a viúva do beatle John Lennon reencena em Paris, no próximo dia 15, performance que criou em 1964

Yoko Ono fica nua pela paz no mundo

DA REDAÇÃO

Yoko Ono, 70, a viúva do beatle John Lennon, encenará no teatro Le Ranelagh em Paris, no próximo dia 15, a performance "Cut Piece" como uma forma de promover a paz no mundo.
Na apresentação, exibida em 1964 no Japão, Ono permanece estática no palco enquanto o público corta pedaços de sua roupa até que ela fique completamente nua. Em Paris, a viúva convidará os participantes a enviar os pedaços como cartões-postais com mensagens endereçadas a pessoas amadas.
Essa idéia da encenação da performance está relacionada, segundo Ono, com as mudanças políticas ocorridas desde os atentados terroristas às torres gêmeas do World Trade Center de Nova York, em 11 de setembro de 2001.
"Cut Piece" é minha esperança pela paz no mundo. Na primeira vez que a encenei, fiz com muita raiva e turbulência no meu coração. Agora, faço por amor a você, por mim e pelo mundo", anunciou Ono.
Outra ocasião em que ela se despiu em protesto contra a violência, então representada pela Guerra do Vietnã, foi em 1969, quando, com Lennon, convidou a imprensa para acompanhar sua nudez na cama de um hotel de Amsterdã, na Holanda. O protesto durou quatro dias.
Até o próximo dia 28, o Museu de Arte Moderna de Paris promove uma exposição com fotos, filmes, instalações e recordações pessoais de Yoko Ono.


Com agências internacionais

Texto Anterior: E-music: Front 242 em SP
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: Casa de cantor acusado de matar atriz francesa é destruída por um incêndio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.