São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toronto vê estreia de longa de Meirelles

Diretor de "Cidade de Deus" exibiu "360" sábado no festival canadense

Com roteiro de Peter Morgan, de "A Rainha", filme conta com Jude Law, Anthony Hopkins e Maria Flor no elenco

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Com a exibição de seu mais recente projeto anteontem, no Festival de Toronto, Fernando Meirelles encerrou verdadeira corrida maluca.
Para fazer "360", ele carimbou o passaporte em seis países -em alguns, mais de uma vez- e enrolou a língua para dirigir atores de nove nacionalidades diferentes. Tudo ao longo de oito meses, da pré-produção à finalização, concluída às pressas na semana passada para a cópia chegar a tempo no Canadá.
A correria acarretou pequenos erros técnicos, e a primeira projeção também enfrentou problemas.
"São detalhes. Claro que preferiria ter o filme 100% acabado, mas não é raro os festivais mostrarem uma versão quase pronta. Não queria perder a chance de vender o filme para o mercado norte-americano aqui", afirmou o cineasta, por e-mail, à Folha.
Desta vez, o homem por trás de "Cidade de Deus" (2002) e "O Jardineiro Fiel" (2005) abandonou as questões políticas para dar à luz seu filme mais intimista.
Após engavetar o projeto de uma biografia da roqueira Janis Joplin por conta de divergências com o roteirista, Meirelles se deparou com uma trama criada por Peter Morgan (de "A Rainha"). Interessado pela forma circular como ele desenvolveu a história de relações amorosas, resolveu tocar o projeto.

ELENCO MULTINACIONAL
Na escalação, um elenco estelar em que Jude Law, Rachel Weisz e Anthony Hopkins contracenam com os brasileiros Juliano Cazarré e Maria Flor.
Sem dinheiro oriundo da Lei do Audiovisual, o filme foi rodado de forma independente e custou US$ 15 milhões (coprodução de Reino Unido, França e Áustria). "Deu um trabalhão para os produtores, mas pudemos fazer da maneira que quisemos", disse o diretor, que se esquiva da ideia de ter corrido para o filme ser elegível ao Oscar já em 2012. "360" segue de Toronto para a Inglaterra, onde abre o Festival de Londres em 12/10. No Brasil, a estreia está prevista para março.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Problemas no áudio prejudicam exibição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.