São Paulo, sábado, 12 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV ABERTA

Encontro admirável de Snipes e Nastassia Kinski

Free Willy 3 - O Resgate
SBT, 14h15.  
(Free Willy 3 - The Rescue). EUA, 97, 86 min. Direção: Sam Pillsbury. Com Jason James Richter, August Schellenberg. Barco pesqueiro persegue baleias. Ali viaja o menino Max, que não aceita isso. Num outro barco vai Jesse, velho amigo de Willy. Salvem as baleias. E salve-se quem puder.

Cinderela em Paris
Rede TV!, 15h15.    
(Funny Face). EUA, 57, 103 min. Direção: Stanley Donen. Com Fred Astaire, Audrey Hepburn. Pelo prazer de estar em Saint-Germain-des-Près, com a nata da intelectualidade francesa, a existencialista Jo Stockton (Hepburn), de Nova York, deixa-se transformar em modelo de alta-costura pelo fotógrafo Astaire. Musical de primeira.

As Máquinas Quentes
Rede TV!, 18h15.  
(Little Fauss and the Big Halsy). EUA, 70, 97 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Robert Redford, Michael J. Pollard. Dois motociclistas, o desajeitado Pollard e o esperto Redford partem em busca de carreira e sucesso.

Terremoto em Nova York
Record, 22h30.   
(Earthquake in New York). EUA, 98, 92 min. Direção: Terry Ingram. Com Greg Evigan, Cynthia Gibb. Depois de viver durante anos em Nova York, uma família feliz leva vida tranquila em Los Angeles. Eis que um terremoto acaba com a tranquilidade de todos, quando o filho do meio morre soterrado. A partir daí, muita coisa irá mudar.

E o Feitiço Virou contra o Feiticeiro
Globo, 23h10.   
(The Con). EUA, 98. Direção: Steven Schachter. Com Rebecca DeMornay, William H. Macy. Frentista se apaixona por uma vigarista em dívida com a Máfia (em fuga, portanto) e que tenta pôr as mãos em uma rica herança. Feito para TV, com destaque para os atores principais. Inédito.

Por uma Noite Apenas
SBT, 23h45.    
(One Night Stand). EUA, 97, 102 min. Direção: Mike Figgis. Com Wesley Snipes, Nastassia Kinski. O amor de uma noite entre Snipes e Nastassia e depois o reencontro, um ano depois. Um outro encontro: entre esses dois atores e um cineasta que filma admiravelmente as relações pessoais (a não esquecer o antológico "Despedida em Las Vegas"). A ver. Inédito.

A Acompanhante
Bandeirantes, 1h30.  
(The Escort). EUA, 96, 90 min. Direção: Gary Graver. Com Tim Abell, Tisha Alexander. Bela diretora de uma agência de acompanhantes (prostitutas) contrata garota superpromissora. Logo, no entanto, a jovem revela-se uma torrente de problemas. Entre outros, seduz o marido da patroa e se envolve em um assassinato.

Um Cavalo para Danny
SBT, 1h40.  
(A Horse of Danny). EUA, 95. Direção: Dick Lowry. Com Ron Brice, Gary Basaraba. Garota de 11 anos, que vive com o tio, um treinador de cavalos, um belo dia vê Tom Polegar, um belíssimo animal. Para possuí-lo, ela jogará nas corridas, contando com a sorte para comprá-lo e com a boa vontade do tio para adestrá-lo. Em todo caso, jogatina é praia em que o SBT está à vontade. Feito para TV.

A Maldição de Frankenstein
SBT, 3h20.     
(The Curse of Frankenstein). Inglaterra, 57, 82 min. Direção: Terence Fisher. Com Peter Cushing, Hazel Court. Embora mais célebre por seu Drácula, aqui Fisher reconta a história de Victor Frankenstein e sua criatura. Só para São Paulo.

Escândalos no Hotel
SBT, 4h55.   
(Blame it on the Bellboy). Inglaterra, 91, 79 min. Direção: Mark Herman. Com Dudley Moore, Bryan Brown. Comédia sobre camareiro que confunde três hóspedes de um hotel com nomes semelhantes mas atividades diferentes: de matador a corretor e político. Só para São Paulo. (IA)

TV PAGA

Tratamentos de choque no Dia da Criança

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Raramente a TV paga se lembra de que as crianças existem. Hoje é o dia. Talvez fosse melhor que as esquecessem. Vejamos algumas propostas do Canal Brasil: o dia começa com "Inspetor Faustão e o Mallandro" (8h), segue com "Lua de Cristal" (10h), passa por "Meu Pé de Laranja Lima" (16h) e termina com "Era uma Vez..." (21h).
Qualquer criança submetida a um tratamento de choque desses devia ter o direito de reclamar à ONU por crueldade mental. Todo mundo sabe que os melhores filmes infantis são aqueles capazes de divertir, indistintamente, a crianças e adultos. Ninguém nunca pensou em limitar Chaplin à categoria infantil pelo simples fato de fazer comédias.
Filmes são filmes. Ponto. Quando dirigidos especificamente a crianças, quase sempre resultam em notórios abacaxis que deixam menos a impressão de se dirigir a crianças do que de serem produzidos por espíritos infantilizados.
É verdade que o Brasil é um país único, de modo que, quando o Unibanco Arteplex afiança em sua programação que "O Homem das Novidades", obra-prima de Buster Keaton, é proibido a menores de 18 anos, não se sabe se foi erro de digitação ou mais uma obra do Ministério da Justiça.
Passemos, até porque a criançada pode salvar o dia no canal USA, com "Babe, o Porquinho Atrapalhado" (19h), notável fantasia do australiano Chris Noonan a respeito de um homem disposto a dar a seu porquinho um destino melhor que o matadouro. Às 20h, no mesmo canal, a garotada pode fechar o dia com o simpático "Os Flintstones".
Quanto aos pais, só terão a ganhar com "Los Angeles - Cidade Proibida" (amanhã, Warner, 21h), exercício de moderno mistério policial com dois atores bem menos célebres à época (97) do que hoje, mas já excelentes: Kevin Spacey e Russel Crowe.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Socorro! Serra sorri e assusta os investidores!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.