São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Mostra no CCBB do Rio trata Índia com exotismo

Exposição com mais de 300 obras mistura Bollywood, Gandhi, religião e caos urbano

SILAS MARTÍ
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

No tumulto que abala a economia dos países desenvolvidos, o mundo todo parece olhar para os emergentes como a terra da esperança. Mas não é a Índia como potência econômica nem celeiro tecnológico que está na mostra dedicada ao país que o Centro Cultural Banco do Brasil abre hoje no Rio.
Um arsenal de peças, 380 ao todo, tenta ilustrar as tradições e a realidade de um país com 5.000 anos de história, seis religiões, 200 etnias, 23 línguas oficiais e mais de 1 bilhão de habitantes.
Talvez pelo excesso, sobram clichês, e peças se perdem na megalomania da mostra, que exibe desde roupas tradicionais e cartazes dos filmes de Bollywood até ícones religiosos dos templos e retratos de figuras como Mahatma Gandhi e madre Teresa de Calcutá. Nas fotografias de Raghu Rai e Raghubir Singh, o país aparece como uma terra exótica, de intensos ritos religiosos, tradições fortes e megalópoles sulcadas pelo caos.
"A Índia sempre foi um caldeirão de culturas", diz Pieter Tjabbes, curador da exposição. "Fizemos uma mostra com muitas cenas do dia a dia, da vida como ela é."

ÍNDIA
QUANDO abre hoje; de ter. a dom., das 9h às 21h; até 29/1/2012
ONDE CCBB-Rio (r. Primeiro de Março, 66, Rio, tel. 0/xx/21/3808-2020)
QUANTO grátis


Texto Anterior: Música: CDs
Próximo Texto: Marcelo Coelho: O poeta que quase morreu
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.