São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA "OS PICARETAS"
Essa comédia não é para crianças, diz diretor

ANTHONY BREZNICAN
da "Associated Press", em Los Angeles

Usando o estilo bombástico de Piggy e as habilidades de jedi de Yoda, Frank Oz criou mais uma das comédias malucas que são sua marca registrada. Afinal, foi ele quem deu vida àqueles famosos bonecos. É apenas normal que o influenciem de vez em quando.
Mas o cineasta, de 55 anos, disse que seu projeto mais recente, "Os Picaretas", uma sátira a Hollywood que estréia hoje em São Paulo, não é para crianças. "Gosto da qualidade subversiva no cinema", disse Oz em entrevista por telefone. "Quando você a apresenta de modo aceitável, ela se torna engraçada."
"Os Picaretas" traz Steve Martin no papel-título de um candidato a diretor que produz um thriller de baixo orçamento, filmando em segredo um grande ator de filmes de ação, representado por Eddie Murphy.
No momento, Oz está se recuperando de uma cirurgia e tirando tempo para descansar, depois de uma das temporadas mais agitadas de seus 36 anos no cinema.
Ele também participou de dois outros grandes lançamentos deste ano, manejando os bonecos do pequeno jedi verde em "Guerra nas Estrelas - Episódio 1: Ameaça Fantasma" e de Caco em "Muppets from Space".
O diretor de filmes como "Os Safados" e "Nosso Querido Bob" é conhecido por seu hábito de expor o lado divertido da mentira, da humilhação e das fobias.
A solidão é um dos temas presentes em "Os Picaretas", que traz Eddie Murphy em mais um papel de sósia de celebridade que realiza proezas perigosas para ajudar um grupo de cineastas.
Para Steve Martin, Oz sempre sabe encontrar humor e sentimento em histórias que, sem esses elementos, seriam sombrias.
"Tanto ele como eu sabemos que um personagem completo sempre possui seu lado sombrio", disse Martin. "Mas o que Frank realmente curte mais é o humor, a comédia. Ele não deixa que nada fique no caminho de uma boa piada."
Martin e Oz são amigos desde os anos 70, mas a primeira vez que Oz dirigiu o ator foi em 1986, em "A Pequena Loja dos Horrores", a refilmagem sobre um jovem casal e sua planta carnívora. Martin fez o papel do dentista sádico que se torna a primeira vítima da planta.
"Quando não consigo arrancar risos, Frank me mostra o que preciso fazer", disse Steve Martin. "Antigamente eu me perguntava: "Como é que esse cara pode saber tanto sobre as platéias?". Depois percebi que ele já se apresentou milhares de vezes ao vivo, manipulando bonecos."
Oz diz que se interessou em dirigir "Os Picaretas" porque os personagens de Martin são astutos, mas também possuem qualidades que despertam simpatia. "Steve possui um lado doce que realmente passa para a platéia", disse Oz. "Não pode haver sentimentalismo barato. Se houver, a platéia vai perceber e vai vomitar -e eu também."
Frank Oz se lançou no show business aos 19 anos de idade, quando Jim Henson, o criador dos Muppets, o contratou para operar a mão direita do cão Rowlf.
Henson morreu em 1990, e Oz passou a manipular vários dos Muppets, incluindo Miss Piggy e Animal. Ele conta que Henson foi seu mentor, no trabalho com os bonecos e como diretor.
Indagado se existe alguma semelhança entre manipular bonecos e dirigir atores, ele reage com indignação. "Essa idéia é um insulto. Não se manipulam atores. Você tem de trabalhar com eles e respeitá-los."
Oz conta que, para aumentar sua empatia com seus atores, de vez em quando trabalha também como ator. Suas participações como ator são uma das marcas registradas de seu colega diretor John Landis.
Oz é o homem magro e careca, de barba, que representa o monitor de testes em "Os Espiões que Entraram numa Fria", o patologista na comédia de horror "Inocente Mordida" e o agente de condicional de John Belushi em "Os Irmãos Cara de Pau".
"John Landis me pede para trabalhar em seus filmes quando precisa de alguém para fazer o papel de um babaca", disse Oz. "E, para mim, como diretor, é bom fazer esses papéis pequenos. Assim eu não esqueço a sensação de vulnerabilidade e medo que dá ficar em frente à câmera."


Tradução Clara Allain



Texto Anterior: Televisão: Multishow exibe o Fuji Rock Festival a partir de hoje
Próximo Texto: Martin e Murphy arrancam risadas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.