São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Martin e Murphy arrancam risadas

THALES DE MENEZES
da Reportagem Local

Stevie Martin e Eddie Murphy já cansaram de provar que sabem fazer o público rir. E os dois astros têm manias. Martin gosta de escrever seus roteiros. Murphy adora interpretar mais de um papel em seus filmes. E é isso que os dois fazem em "Os Picaretas", uma divertida e carinhosa sátira aos produtores de cinema.
Martin está no papel do produtor e diretor Bobby Bowfinger, afogado em dívidas. Para sair do buraco, ele tenta vender um roteiro para o astro de filmes de ação do momento, Kit Ramsey (Murphy). Diante das páginas de "Chuva Rechonchuda", que, apesar do nome, é uma aventura de ficção científica, Ramsey despreza o convite e diz não a Bowfinger.
Disposto a tudo, o produtor arquiteta um plano desesperado: rodar o filme com Ramsey, mas sem deixar o astro saber que está participando da produção. Para complicar as coisas, Bowfinger também tem de mentir para a equipe técnica e os outros atores, que não aceitariam trabalhar sem Ramsey no elenco.
A partir daí, "Os Picaretas" é um exercício espantoso de criatividade. Bowfinger tem de deslocar a equipe de filmagens para os locais frequentados por Ramsey e inventar maneiras de fazer com que ele contracene, sem perceber. As gargalhadas estão garantidas.
Depois de encontrar tanta gente agindo de modo estranho, Ramsey pensa estar enlouquecendo e fica internado na Cabeça Mental, seita que é uma brincadeira explícita com a cientologia, doutrina em moda em Hollywood na última década, divulgada por John Travolta e Tom Cruise.
Com Ramsey atrás de conforto espiritual, Bowfinger apela para um dublê, que descobre na figura do apalermado e tímido Jiff mais um papel para Eddie Murphy dar um show. Mas o filme ainda precisa de cenas com Ramsey, e o público acompanha mais tentativas desesperadas de Bowfinger para conseguir terminá-lo.
A dupla Martin e Murphy funciona muito bem, e a loirinha Heather Graham prova, depois de "Austin Powers", que é a bola da vez para ser a bonitinha das comédias. No caso de "Os Picaretas", um ótima comédia.


Avaliação:    


Filme: Os Picaretas Título Original: Bowfinger Produção: EUA, 1999 (98 min) Direção: Frank Oz Com: Stevie Martin, Eddie Murphy, Heather Graham, Terence Stamp Quando: a partir de hoje, nos cines Top Cine 2, Center Iguatemi 2, Eldorado 2, Interlagos 3, Metrô Tatuapé 4 e circuito


Texto Anterior: Cinema - "Os Picaretas": Essa comédia não é para crianças, diz diretor
Próximo Texto: "Macunaíma" volta ao cartaz
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.