São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo faz documentário para Discovery

Divulgação
INTERNACIONAL
Otávio Mesquita entrevista taxista em série de 15 reportagens sobre Cuba que a Band exibe a partir de hoje no "A Noite É Uma Criança" (0h30), que também mostra uma fábrica de charutos

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo está produzindo seu primeiro documentário exclusivamente para exportação. Trata-se de um programa sobre o Carnaval brasileiro, com ênfase no carioca, encomendado pela Discovery Networks, com previsão de exibição nos Estados Unidos e Canadá no ano que vem.
Em inglês, o documentário é uma produção da agência de notícias da divisão internacional da Globo, em parceria com a Jastrow Production Inc.. A captação de imagens termina em março.
Criada em 1998 para vender imagens do jornalismo da Globo, a agência diversificou suas atividades. Além do documentário para a Discovery, negocia outros programas do gênero, sobre celebridades e natureza brasileira.
Segundo a Globo, a agência já é a maior da América Latina e cresceu 60% no primeiro semestre de 2002. O desempenho se deve principalmente à venda de material de arquivo. Entre seus clientes, estão as maiores agências de notícias e emissoras de TV do mundo, como NBC e CNN (dos EUA) e Televisa (México).
Nas últimas eleições, a agência inaugurou um novo serviço, o SNG (Satelite News Gathering), um caminhão para edição e transmissão de imagens via satélite. Na festa da vitória de Lula em São Paulo, foi usado por dez emissoras. O equipamento já está sendo oferecido para as coberturas do Réveillon, no Rio, e da posse do novo presidente, em Brasília.

OUTRO CANAL

Película
Apesar de não ter sido um sucesso como "Castelo Rá-Tim- Bum", "Ilha Rá-Tim-Bum" também vai virar filme. A TV Cultura, a Warner e a TeleImage acabam de fechar acordo para rodar um longa. E a emissora, que acredita que "Ilha" ainda pode decolar nas férias, busca patrocínio para mais 26 episódios da série de TV.

Troco
A Rede TV! está tendo dificuldades para encher o palco de um show beneficente que promove em Barueri no final deste mês. As gravadoras estão boicotando a emissora, acusando-a de boicotar seus artistas com o argumento de que musical não dá audiência.

Fatia 1
A edição 2002 do Teleton, exibida sexta e sábado pelo SBT, incomodou a Globo no horário nobre. No sábado, as novelas "Sabor da Paixão", "O Beijo do Vampiro" e "Esperança" deram respectivamente 19, 21 e 27 pontos. Nos dois primeiros casos, foram quatro pontos a menos do que no sábado anterior. No caso de "Esperança", foram 8.

Fatia 2
No horário de "Esperança", quem comandava o Teleton era Silvio Santos, à frente de um sofrível "show de calouros" com "celebridades". Durante o sábado, as médias dos programas do evento oscilaram entre 8 e 18 pontos.

Balança
O "Domingão do Faustão" voltou a superar o "Domingo Legal" no Ibope. Deu 24 a 22 pontos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.