|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
[+] memória
Atores lembram de Person com saudades e ciúmes
DA REPORTAGEM LOCAL
Além de se tornar um marco na cinematografia brasileira, "São Paulo S/A" (1965)
foi também uma espécie de
reviravolta na carreira dos
atores Eva Wilma, 72, e Walmor Chagas, 75, o casal Carlos e Luciana na trama.
"Era meu primeiro filme.
Tinha feito só uma participaçãozinha de figuração [antes]", diz Chagas, nos extras.
São deliciosas suas lembranças da ida ao Festival
dos Festivais, em Acapulco
(México), onde ele, Person e
Wilma tiveram "três dias
fantásticos, de festas, jantares, hotéis, cascatas de camarão", em companhias como
Betty Davis e Luis Buñuel.
"Pensa bem: um ator provinciano, do Rio Grande do
Sul, que fez carreira em teatro em São Paulo, subitamente faz um filme, vai para
um festival em Acapulco,
cheio de filmes estrangeiros,
com aqueles ídolos que a
gente achava fantásticos, de
igual para igual com eles, e
um diretor fantástico diz pra
mim: "Gostei muito de você".
Pensei: minha carreira tá feita. Agora é daqui para Hollywood!", narra o ator.
Mas a carreira de Chagas
prosseguiu no Brasil mesmo
e, durante um bom tempo,
ele tratou Person com frieza,
quando o via no Gigetto.
"Fiquei com muitos ciúmes, porque, quando fez o
segundo filme, não me convidou, convidou o Raul [Cortez, para "O Caso dos Irmãos
Naves" (1967)]", confessa.
Eva Wilma diz que "São
Paulo S/A" foi o filme que lhe
deu "mais satisfação, não só
realizar, como também mais
resultados, por sua representatividade em tantos países".
A atriz tangencia a morte
prematura do cineasta, num
acidente de automóvel, ao falar da "perda doída" de um
artista que "tinha muita coisa a realizar ainda".
E conclui delicadamente o
depoimento a Marina Person, filha do cineasta: "Acho
que tudo que ele realizou está frutificando até hoje".
(SA)
Texto Anterior: DVDs - Crítica/"São Paulo S/A": Imagens que beiram a abstração retratam explosão da vida urbana Próximo Texto: Crítica/"A Dança dos Vampiros": Polanski revê o terror em comédia pesada Índice
|