São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padrão musical invejável valoriza a ópera "Pagliacci"

Direção engenhosa supera pobreza da produção

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A música é lindíssima, os cantores são muito bons e a direção cênica é engenhosa. Está em cartaz no teatro São Pedro, em São Paulo, amanhã e domingo, a ópera "Pagliacci", do compositor italiano Ruggiero Leoncavallo (1857-1919).
Único e forte indício de pobreza da produção: os cantores e o coro são acompanhados por apenas um piano, substituído durante curtos e intermitentes minutos por um conjunto de câmara formado por violino, viola, oboé, fagote e trompa. As orquestras que acompanharam o "Pagliacci", desde aquela que Arturo Toscanini regeu na estreia, em 1892, têm naipes completos e dezenas de músicos.
A direção cênica desse "Pagliacci" é de Lívia Sabag, de 29 anos e grandes ideias, como a de sofisticar e aprofundar a analogia entre os enredos do primeiro e do segundo ato.
Em resumo, há uma história real, em que o principal ator de um grupo de teatro mambembe é traído pela mulher. Mas eis que o adultério se torna objeto de uma historieta dramatizada diante de uma aldeia calabresa (o coro), por volta de 1870.
A história real se apodera da ficção, e o palhaço Cânio (cantado pelo tenor Martin Mühle) acaba matando com uma punhalada a pobre Nedda, a esposa que o traiu (a soprano Manuela Freua), e por quem são também apaixonados Tônio e Sílvio (os barítonos Sebastião Teixeira e Felipe de Oliveira).
É um elenco homogêneo e de padrão musical invejável. Seu desempenho é auxiliado pela regência -o maestro põe o foco na direção dos cantores- do jovem Otávio Simões, que é descendente de Carlos Gomes, autor de "O Guarani".
Esse é o segundo espetáculo do São Pedro a ser encenado este ano com um mecanismo que permite o acompanhamento por deficientes visuais.


PAGLIACCI

Quando: sex., às 20h30, e dom., às 17h
Onde: teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 0/xx/11/3667-0499)
Quanto: de R$ 10 a R$ 20
Classificação: 12 anos




Texto Anterior: Osesp executa obra inédita de Marlos Nobre
Próximo Texto: Varejão parte rumo a paisagens marítimas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.