São Paulo, quinta, 12 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme será exibido para convidados
Central' pré-estréia em Los Angeles

ADRIANE GRAU
em San Francisco

"Central do Brasil" chega à meca do cinema norte-americano. Acontece hoje, às 19h, em Los Angeles, a pré-estréia do filme, no auditório Samuel Goldwyn, sede da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences.
A sessão é promovida pelo AFI (American Film Institute), e estarão presentes apenas membros desse instituto e convidados especiais da distribuidora Sony Classics e do produtor Arthur Cohn.
O filme só entra em cartaz, em circuito restrito das salas de arte, no final de novembro: no dia 20, estréia para o público em Nova York e, no dia 23, chega às telas de Los Angeles. Apenas após o Natal estréia em outras cidades. Estarão presentes hoje à noite a atriz Fernanda Montenegro, o ator Vinicius de Oliveira, o produtor Arthur Cohn e o diretor Walter Salles Jr. Eles participam também de uma recepção para o público no saguão da Academia após a sessão.
"Central Station" é a indicação brasileira para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Os cinco concorrentes serão anunciados em 9 de fevereiro. A entrega do Oscar acontece em 21 de março.
"Estamos fazendo de tudo para que Fernanda receba também uma indicação de melhor atriz", afirma Arthur Cohn. "Por isso a recepção de Gala é ainda mais importante."
Segundo Patrick Stockstill, coordenador da premiação, a data da projeção dos filmes estrangeiros para os membros do comitê especial (que vota na categoria) não é divulgada para o público. "Senão seria muito fácil que os produtores fizessem lobby na porta do cinema", diz ele. "Por isso temos que manter segredo". As sessões começam em dezembro.
O filme foi mostrado pela primeira vez nos EUA em setembro, no Festival de Cinema de Telluride, Colorado, onde foi bem recebido pela crítica e pelo público.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.