UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
DREADLOCK RASTA O nome dele é meio complicado, mas sua música é uma beleza; nascido na Costa do Marfim, o cantor de reggae Tiken Jah Fakoly não quer saber de musiquinha comercial; suas letras denunciam as desigualdades sociais da África e podem ser conferidas amanhã, no show de lançamento do CD "Françafrique", em São Paulo

Uma pedra no caminho

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) vai interferir na discussão sobre os rumos da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado, considerada hoje a melhor do Brasil. O conselheiro Roque Citadini quer que o Tribunal investigue as informações de que o governo de SP negocia a transferência da Osesp para a Sociedade Cultura Artística.
 
No pedido, ele diz que a Osesp "é patrimônio do Estado e tem desenvolvido suas atividades com grande êxito". Para isso, recebeu "recursos do Estado" e portanto "a transferência para a iniciativa privada é motivo que está a exigir esclarecimentos". Citadini diz ainda que "é de estranhar" que a Cultura Artística possa assumir, "a contento", a Osesp. "Como um de seus assinantes, sei de suas dificuldades financeiras", diz ele.

FICA OU NÃO FICA?
E a permanência, ou não, do maestro John Neschling à frente da Osesp está virando o mundo cultural de SP de cabeça para baixo. Hoje, em jantar na casa da atriz Ruth Escobar, será passada uma moção de apoio ao maestro. A polêmica tem mobilizado banqueiros, empresários, cineastas e intelectuais.

FICA OU NÃO FICA (2)?
Pedro Moreira Salles, presidente do Unibanco, foi um dos primeiros a se manifestar, apoiando o maestro.
 
Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, já assinou o manifesto. "O trabalho dele na Osesp é um patrimônio de São Paulo", diz o editor.

FICA OU NÃO FICA (3)?
O cineasta Hector Babenco também aderiu à moção pró-Neschling. "Criticam o salário dele [de cerca de R$ 800 mil anuais], mas qualidade e excelência são caras. É sempre assim: alguém se destaca e a mediocridade imediatamente se manifesta", diz Babenco. "Se o Neschling sair, o governador Geraldo Alckmin terá que explicar os motivos, e não a secretária de Cultura, Cláudia Costin. Ela é competentíssima, mas é um acidente de percurso, uma simples gestora de orçamento." A secretária afirma que não deseja se manifestar a respeito.

SOFISTICAÇÃO
Ainda música: será na segunda-feira o anúncio oficial de que o maestro Isaak Karabtchevsky vai assumir, como titular, a Orquestra Sinfônica Petrobras Pró-Música, no Rio.

PANDEIRO
O grupo de samba Fundo de Quintal, um dos mais tradicionais do país e hoje na BMG, está em avançadas negociações com a gravadora Indie.

REVANCHE
Sem Pelé, que recusou o convite de Ronaldo para jogar em seu time, contra o de Zidane, numa partida beneficente na Suíça, o craque "convocou" o encrenqueiro Luis Fabiano. Foi ele quem chamou a juíza Silvia Regina de "burra" no meio do gramado.

SIMPATIA
É melhor nenhum fã ousar pedir um autógrafo ao ator francês Gérard Depardieu, que está no Rio. Ele não dá, não tira fotos e ainda reclama do assédio.

FOGOS DE ARTIFÍCIO
O fim de ano promete: o Viagra bateu recorde de vendas no Brasil na última semana de novembro. Foram 353 mil comprimidos vendidos, ou 33 por minuto. Os números foram os maiores de todo o ano de 2003.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E LUCRECIA ZAPPI

CURTO-CIRCUITO

O salão de baile da União Fraterna, na Lapa, será o palco da Festa Étnica, comandada pelos professores de dança André Trindade e Betty Gervitz, hoje, a partir das 21h.
Roberto Suplicy, Jorge Almeida Ribeiro e Germano Fehr inauguram a Gafieira do Sambão da Batata, hoje, na rua Cláudio Soares, 73, a partir das 20h30, em Pinheiros.
O Karnak lança o CD ao vivo "Os Piratas do Karnak", hoje e amanhã, às 20h30, no Sesc Pompéia.
Hoje tem show do Nação Zumbi, com gravação do primeiro DVD da banda, durante a apresentação, no Direct TV Hall, às 22h.
Alexandre Garrett comemora dez anos da Revista RH em Síntese, com jantar no restaurante Le Coq Hardy, hoje, às 21h.
Inaugura hoje a 1ª Feira da Natividade, às 13h30, no Anhembi, organizada pela Arquidiocese de São Paulo, para arrecadar fundos para o Centro Arquidiocesano do Trabalhador.

Texto Anterior: Produção tem 33% de efeitos
Próximo Texto: Festa: Cena de novela
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.