São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brad Pitt e Meryl Streep disputam Globo de Ouro

Filme com ator liderou indicações; atriz concorre nas duas categorias possíveis

Longas "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Frost/ Nixon", ainda inéditos no Brasil, receberam cinco indicações cada um


IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Curioso Caso de Benjamin Button", em que Brad Pitt interpreta um homem de 80 anos que passa a rejuvenescer, e "Frost/Nixon", que mostra uma entrevista do presidente Richard Nixon pouco antes do escândalo Watergate, foram os dois filmes mais indicados ao Globo de Ouro, em evento em Los Angeles, Estados Unidos, na manhã de ontem.
Ambos conseguiram cinco indicações, incluindo a principal: melhor filme dramático. A premiação das 25 categorias (14 de cinema, 11 de televisão) acontece em 11 de janeiro. "O Curioso Caso de Benjamin Button", de David Fincher, estréia no Brasil em 16 de janeiro; "Frost/Nixon", de Ron Howard, em 20 de fevereiro.
"Dúvida" (estréia em 6 de fevereiro), sobre a acusação de abuso sexual de um menino por um padre, também teve cinco indicações, mas não ficou entre os melhores filmes dramáticos. Meryl Streep, por outro lado, foi a maior vencedora individual de ontem, acumulando indicações a melhor atriz dramática (como uma freira de "Dúvida") e melhor atriz de comédia ou musical (por sua participação em "Mamma Mia!", filme recheado de canções do grupo sueco Abba).
"The Reader", de Stephen Daldry; "Foi Apenas um Sonho", de Sam Mendes; "Slumdog Millionaire", de Danny Boyle; e "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, tiveram quatro indicações cada um.

Astros
Muitos astros foram lembrados como atores e atrizes coadjuvantes: Tom Cruise e Robert Downey Jr. por "Trovão Tropical" ; Ralph Fiennes por "A Duquesa"; Philip Seymour Hoffman por "Dúvida"; e Heath Ledger por "Batman - O Cavaleiro das Trevas".
Entre as mulheres, foram indicadas para coadjuvantes Penélope Cruz ("Vicky Cristina Barcelona"), Marisa Tomei ("The Wrestler) e Kate Winslet ("The Reader").

Votação
Historicamente, muitos dos filmes indicados ao prêmio são também indicados ao Oscar, apesar de o sistema de votação ser distinto: no Globo de Ouro, votam cerca de 90 jornalistas estrangeiros baseados em Hollywood -incluindo duas brasileiras. No Oscar, votam cerca de 6.000 atores, diretores, produtores e roteiristas, todos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Os indicados ao Globo de Ouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.