São Paulo, sexta, 12 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Índice

SHOW
Casa está celebrando seu quarto aniversário
Katie Webster sopra as velas do Bourbon

EDSON FRANCO
da Reportagem Local

O Bourbon Street está celebrando seu quarto aniversário. Para comemorar, o palco da casa abriga aquilo que a revista "Rolling Stone" classificou de "dinamite". Trata-se da cantora e pianista americana Katie Webster.
Mais do que merecido, o epíteto cunhado pela revista faz jus ao estilo arrebatado que Webster demonstra no microfone e nas teclas.
Apesar dos 35 anos de carreira, Webster só passou a ser reconhecida como grande cantora nos EUA a partir de 1988, ano em que lançou "Swamp Boogie Queen".
Até então, ela era uma pianista solicitada por estúdios interessados nas mãos de Webster para dar acabamento a canções de blues, soul, rhythm and blues e gospel.
Mas os anos que passou aprendendo com os erros e acertos de outrem renderam frutos em seu trabalho solo.
No comando de sua banda, ela apresenta um mix de boogie-woogie, blues e soul tingido com o fervor gospel.
Webster vem de uma religiosa família de Houston, Texas. Seu pai renunciou à carreira de pianista de ragtime para se tornar pastor.
O treino que Webster recebeu dos pais era restrito ao gospel e à música erudita, mas o que a encantava era o rock'n'roll vindo de um rádio que ela mantinha sob a cama.
Quando a família da pianista resolveu mudar para a Califórnia, Webster ficou na Louisiana e, aos 13 anos, já tocava numa banda de jazz.
Começou sua carreira profissional nos estúdios da Louisiana. Com seu estilo alegre ao piano, gravou com Slim Harpo, Lonnie Brooks e Clifton Chenier. Nos anos 60, excursionou com o "soulman" Otis Redding.
Em 1967, uma gravidez de oito meses forçou-a a recusar um convite de Redding para uma turnê. Agiu certo. Semanas depois, Redding morreria em um acidente de avião.

Show: Katie Webster
Quando: hoje e amanhã, às 22h
Onde: Bourbon Street Music Club, r. dos Chanés, 127, Moema, tels. (011) 5561-1643 e 542-1927
Ingressos: R$ 45



Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.