São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV das CPIs vai virar rede nacional aberta

Kelly Fuzaro/MTV
GALHO Daniella Cicarelli em gravação, quarta, no Ibirapuera (São Paulo), de seu primeiro programa como VJ, o "Caixa Postal", que estréia segunda (21h) na MTV; ela atende a pedidos de videoclipes

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Senado, canal que chegou a liderar a audiência na TV paga no ano passado, transmitindo ao vivo sessões das CPIs que investigam corrupção no governo federal, vai virar rede nacional aberta.
O canal público, que completa dez anos em fevereiro, já tinha recebido do Ministério das Comunicações, em 2005, quatro canais retransmissores abertos: em Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.
Ontem, o ministério publicou no "Diário Oficial" portarias que autorizam a TV Senado a instalar mais seis retransmissoras abertas: Rio de Janeiro (canal 49), Belém (44), Natal (52), Maceió (35), Cuiabá (55) e Boa Vista (13).
Contando com Brasília, onde já opera em sinal aberto, a TV Senado já se vislumbra em 11 capitais. Espera a liberação de mais 12 canais. Em São Paulo, onde não há mais espaço para canais abertos analógicos, negocia sua inclusão no plano de canais digitais.
Segundo James Gama, diretor da TV Senado, já está em processo licitatório a compra de transmissores para Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. "A idéia é que até março ou abril a gente comece a funcionar nessas cidades", diz. Ele afirma que um ato da Mesa Diretora do Senado, em 2000, já previa a criação da Rede Senado de Televisão (nome oficial).
As retransmissoras abertas da TV Senado transmitirão a mesma programação, gerada em Brasília, do canal que é visto na TV paga. Não haverá programação local.

OUTRO CANAL

Cinema A Globo confirma a transmissão, pelo segundo ano consecutivo, do Oscar, em 5 de março. Renato Machado será o âncora e José Wilker, provavelmente, o comentarista.

Telinha 1 Pela segunda vez, o diretor Luiz Fernando Carvalho desistiu de transpor para o cinema a microssérie "Hoje É Dia de Maria". Em junho passado, ele já tinha desistido de resumir as quase sete horas da primeira temporada (exibida na TV em janeiro). Mas voltou atrás e aceitou transformá-la em dois longas.

Telinha 2 Com a segunda jornada (exibida em outubro), "Maria" seria uma trilogia nos cinemas. "Criei ‘Hoje É Dia de Maria’ para a TV e, sinceramente, não gostaria de criar um Frankenstein para o cinema. Então, sigo com as duas [temporadas] diretamente para o DVD, que está ficando lindo!", afirma Carvalho, por e-mail.

Sacanagem Quem digita www.bbb6.com.br pensando no site de "Big Brother Brasil" acaba acessando um site de sexo, daqueles que empesteiam o computador de pop-ups. O endereço do "reality show" da Globo é www.globo.com/bbb.

Centro Autor de "Belíssima", Silvio de Abreu terá uma reunião, semana que vem, com Andrea Matarazzo. O subprefeito da Sé quer que a novela da Globo estimule a revitalização do centro de São Paulo.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Minas Urgente! O Juscelino e os Juscelixos!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.