São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

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MÚSICA

Vendas para shows do grupo em São Paulo têm início com ingressos para o dia 20 de fevereiro; internet é opção

Começa corrida para ver o U2 no Morumbi

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Os ingressos para os aguardados shows do U2 no Brasil (com abertura dos escoceses Franz Ferdinand), em 20 e 21 de fevereiro, no estádio do Morumbi, em São Paulo, começam a ser vendidos na próxima segunda-feira.
Em entrevista coletiva ontem, os organizadores do evento -as produtoras Planmusic e Accioly Entretenimentos- afirmaram que, "oficialmente", apenas a apresentação do dia 20 está confirmada. Conversa. De acordo com estratégia de promoção do U2 para cidades que recebem mais de um show, já praticada na Argentina, no México e em outros países, os organizadores esperam que os ingressos para a primeira apresentação se esgotem para só então iniciar as vendas para o show do dia seguinte.
O Morumbi está com as duas datas reservadas e as ações de marketing citam os dois dias. Já a possibilidade de uma terceira apresentação do grupo no Brasil é remota. Em compensação, estuda-se a realização de um show solo do Franz Ferdinand em São Paulo e outro no Rio.
A estratégia adotada deve ajudar a aumentar a correria aos pontos-de-venda e à internet. Nove lojas da rede de supermercados Pão de Açúcar em São Paulo e duas no Rio de Janeiro serão responsáveis pelas vendas físicas, enquanto o site www.ticketronic.com.br comercializará os ingressos pela internet.
A expectativa é a de que os ingressos para a apresentação do U2 do dia 20 sejam todos vendidos ainda na segunda. "A Ticketronic tem capacidade de atender a 10 mil pedidos simultaneamente", afirmou o empresário Alexandre Accioly. Na Argentina, a procura foi tão grande que houve um colapso no sistema telefônico de Buenos Aires, segundo o jornal "Clarín". A Globo deve transmitir o primeiro show.

Preços, "hot area", Ronaldo
Os preços anunciados não são baratos. A arquibancada custará R$ 230; a numerada superior, R$ 200 (um espaço nesse setor, chamado Pão Emotion, com buffet e brindes, custará R$ 380); a pista (com acesso para a numerada inferior), R$ 200 -os estudantes pagam metade.
Os culpados pelos preços, dizem os organizadores, seriam os altos custos de produção (400 toneladas de equipamentos vindos do exterior; equipe de 172 pessoas) e a existência de um "mercado negro" de venda de carteiras de estudante.
A "hot area" -espaço de 5.000 lugares situado na frente do palco, cercado por duas passarelas- não terá ingressos vendidos. Duzentas pessoas terão acesso ao local a partir de promoções dos patrocinadores dos shows; os outros fãs serão escolhidos entre o público de pista (não valerá para quem possuir ingresso de arquibancada ou cadeira superior), na entrada ao estádio, por um sistema desenvolvido pelos agentes do U2.
A banda chega ao Brasil no dia 18, vinda do México, onde se apresenta em Monterrey e na Cidade do México. Depois, o grupo vai ao Chile e à Argentina. Em São Paulo, Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. ficarão hospedados no Hyatt.
Foram sete meses de negociação para trazer a banda a São Paulo. Até o atacante Ronaldo, do Real Madri e da seleção, ajudou a convencer Bono, seu amigo, a tocar no Brasil, disse Accioly. Sobre uma data no Maracanã, em 5 de março, Luiz Oscar Niemeyer (Planmusic), disse que foi descartada devido a obras no estádio.
A turnê Vertigo que o U2 traz ao Brasil já conta com 110 apresentações, e de acordo com a revista "Billboard", foi a mais lucrativa de 2005: os irlandeses faturaram US$ 260 milhões, e foram assistidos por mais de 3 milhões de fãs.
A banda já vendeu mais de 100 milhões de cópias de discos (no Brasil, 5 milhões) desde que foi formada, em 1976, em Dublin. O último CD, "How to Dismantle an Atomic Bomb" (2004), vendeu 8,5 milhões (170 mil por aqui).


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