São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"The Simpsons 20th Anniversary Special: in 3-D! On Ice!"

Especial de 20 anos de "Os Simpsons" perde a graça ao se concentrar nos fãs

DO EDITOR DO FOLHATEEN

Mais longeva animação de TV, franqueadora multibilionária de produtos, dona de um impacto cultural incomparável para um desenho... o que resta a ser dito sobre "Os Simpsons"?
A julgar por "The Simpsons 20th Anniversary Special: in 3-D! On Ice!", especial para a TV exibido nos EUA no último domingo, a resposta é: não muito.
O documentário comemorativo dos 20 anos do desenho centrou sua atenção nos fãs (célebres e anônimos) da série e em seu impacto global.
Muito mais interessante do que ver colecionadores com infinitas quinquilharias ligadas ao seriado teria sido, por exemplo, ouvir os divertidos dubladores dos personagens originais por mais tempo. Ou os debochados roteiristas.
Tampouco foi boa a ideia de escolher Morgan Spurlock como diretor. O documentarista ficou famoso por aparecer em primeiríssimo plano em seus filmes, como "Super Size Me - A Dieta do Palhaço" (2004).
No especial dos Simpsons, ele faz a mesma coisa, chegando ao ponto de aparecer com uma sunga cavada andando pelo calçadão praiano do Rio.
Esse trecho no Brasil é particularmente incômodo: Spurlock vem tratar da controvérsia causada pelo episódio de 2002 em que a família visita e ironiza o Rio -e que gerou protestos e ameaça de processo.
Infelizmente, o diretor acaba cometendo erro semelhante ao do governo da época: atendo-se a poucos exemplos e com uma análise bastante superficial, conclui que o Brasil não gosta de "Os Simpsons". OK, então.
No fim das contas, o melhor momento do especial é a breve, mas divertidíssima, participação da família amarela, no final. (MAC)


Avaliação: regular



Texto Anterior: Conexão Pop: Monstros e crianças
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.