UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-presidente do RioArte critica lado "comercial"

DA REPORTAGEM LOCAL

Ex-presidente do Instituto Municipal de Arte e Cultura, o RioArte, Fábio Ferreira entregou o cargo no mês passado, assim que soube, extra-oficialmente, que os dez teatros até então vinculados ao RioArte seriam transferidos para o gabinete do secretário das Culturas, Ricardo Macieira. A reboque, veio a nomeação de Miguel Falabella como gestor da rede municipal (cerca de R$ 9 milhões no orçamento).
Ferreira, 36, esteve à frente do RioArte por cerca de dez anos. "Os teatros do Rio representam 50% das atividades do RioArte, e uma decisão desse porte não poderia de forma alguma ser tomada sem que o órgão gestor fosse escutado", afirma.
Segundo o também pesquisador de artes cênicas, a chegada de Falabella é "uma guinada para o aspecto da produção teatral carioca de "evidência" comercial".
A classe teatral foi surpreendida pela nomeação de Falabella em janeiro, tido como um astro de TV mais comprometido com o teatro comercial. À época, Macieira, 46, declarou que Falabella "tem uma identidade forte com o teatro carioca, com o seu estilo de interpretar. Ele só vem agregar valor". Até o fechamento desta edição, a Folha não conseguiu ouvir o secretário Ricardo Macieira. Falabella diz desconhecer Ferreira.
Entre suas realizações no RioArte, Ferreira destaca as três edições do festival Rio Cena Contemporânea e a transformação dos dez teatros em uma rede, "com critérios, reunindo diretores para discutir, associando-os aos teatros, às lonas culturais".
"Penso que a saúde da cena carioca necessita da existência de um teatro que seja comercialmente sustentável. E que seja de boa qualidade, sem cópias de musicais da Broadway. Entretanto o teatro de entretenimento bem-feito não precisa de subsídio público porque, nesse caso, encontramos uma anomalia. O bom teatro é comercial, experimental, musical, de pesquisa, comédia, tragédia ou drama. É bom teatro e ponto", afirma Ferreira por e-mail. (VS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Amir Haddad dirige escola popular
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.