São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Air America - Loucos pelo Perigo
SBT, 14h15.
(Air America). EUA, 1990, 112 min. Direção: Roger Spottiswoode. Com Mel Gibson, Robert Downey Jr., Nancy Travis. Parti-pris um tanto cínico, na história de dois pilotos que trabalham para companhia que transporta heroína no Sudeste Asiático e, de passagem, financia uma ofensiva dos norte-americanos, durante a Guerra do Vietnã. Spottiswoode não entrega os pontos.

Free Willy 2 - A Aventura Voltou
Globo, 15h40.
(Free Willy 2: The Adventure Home). EUA, 1995. Direção: Dwight H. Little. Com Jason James Richter, August Schellenberg. O jovem Jesse (Richter) tenta vencer vários traumas de sua vida, com a ajuda dos próximos. Mas o que vai ajudá-lo mesmo na vida é o reencontro com a velha baleia Willy, em companhia de quem luta para evitar um desastre ecológico (e para criar uma insignificância cinematográfica). Estritamente infantil.

Garra de Campeão
Bandeirantes, 22h.
(Tiger Heart). EUA, 1996, 90 min. Direção: Georges Chamchoum. Com Ted Jan Roberts, Carol Potter. Especuladores forçam moradores a abandonar suas casas ou comércios, a fim de que possam construir ali um centro comercial. Enfrentarão um problema sério com dois jovens lutadores de artes marciais que se dispõem a demovê-los a tapa de suas intenções. Irrisório.

Tempestade
SBT, 22h15.
(Hard Rain). EUA, 1997. Direção: Mikael Salomon. Com Christian Slater, Morgan Freeman, Minnie Driver, Randy Quaid. Chuvas torrenciais colocam a cidade de Huntingburg debaixo d'água. Esse é o cenário para uma trama rocambolesca sobre um grupo que ataca um carro-forte com US$ 3 milhões, dirigido por um homem e seu sobrinho. No ataque, o tio morre, e o garoto procura ajuda de um xerife não muito honesto.

Intercine
Globo, 1h45.
Os candidatos são "Chantagem Fatal" (1993, de Geoff Murphy, com Rutger Hauer, Rebecca DeMornay) e "Protocolo" (1984, de Herbert Ross, com Goldie Hawn, Chris Sarandon).

No Coração do Perigo
Globo, 3h25.
(Heroes Shed no Tears). Hong Kong, 1983, 93 min. Direção: John Woo. Com Eddy Ko, Lam Ching Ying. Agente aposentado recebe a missão de entrar numa floresta do norte da Tailândia para prender um chefão das drogas. A partir desse fio de história, Woo constrói momentos de belíssimo cinema, com uma caracterização muito original do submundo das drogas. O filme tem uma produção mediana, o que deixa o diretor livre para, entre outras coisas, homenagear o Godard de "Pierrot Le Fou". Inédito.

DESTAQUES DA TV PAGA
FILMES

Há algo de podre no "reino'
"Caça ao Unicórnio" (Telecine Premium, 1h35) pretende narrar a história de um ativista político que, tudo leva a crer, teria assassinado sua namorada. Graças à sua influência, ele consegue escapar da condenação. A história se passa na virada dos anos 60 para os 70, e tudo ali é cinematograficamente burocrático. Mas não é esse o ponto.
É, sim, o seguinte: trata-se de um gênero destinado a lançar desconfiança contra hippies, cabeludos, contestadores, ambientalistas. Em suma, contra tudo o que seja diferente.
No filme, o tal Ira Eihorn é mesmo um monstro. Mas não seria o caso de pensar como são gerados certos monstros num país em que garotos de 14 anos são condenados à prisão perpétua? Há algo de muito doente nisso. (INÁCIO ARAUJO)

ARTE

Ariano Suassuna fala sobre a obra de Aleijadinho
Parte do "Multishow em Revista", o quadro "Canto do Ariano" traz o escritor falando que Aleijadinho é o maior escultor do século 18 no Ocidente. "É uma honra para o Brasil ter um artista como ele", afirma Suassuna no programa, que o Multishow exibe às 21h.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Horizontes largos
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Sandy e Fontes? O Chatô e a Chatinha!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.