São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esses intrépidos guitarristas e suas bandas maravilhosas (ou melhor, sem elas); confira os CDs solo de Stephen Malkmus, John Frusciante e J. Mascis

Rock desgarrado

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Stephen Malkmus, Frank Black, John Frusciante e J. Mascis. Pode conferir. Na lista de "amigos imaginários" de qualquer um que passou os anos 90 com os ouvidos abertos ao rock americano, dificilmente o nome destes sujeitos estão de fora.
Pavement, Pixies, Red Hot Chili Peppers e Dinosaur Jr. Desgarrados destas históricas bandas, das quais só o Chili Peppers ainda sobrevive, os quatro paladinos da guitarra resolveram nos últimos quatro meses, cada um na sua, dar sequência à produção do chamado rock honesto e de qualidade, provocando nas lojas uma invasão de discos solo.
Os álbuns permanecem inéditos no Brasil, só sendo encontrados nas lojas de importados. O de Frusciante tem previsão de lançamento para o final de março.
Do careca Frank Black, alma da lendária Pixies, a Ilustrada já tratou aqui neste espaço. "Dog in the Sand", o sexto CD do guitarrista fora dos Pixies, revela um Black cada vez menos demencial e mais, hã, country.
O disco de Stephen Malkmus, homônimo, talvez seja o mais badalado dos lançamentos, uma vez que é o da estréia deste querido ícone do som marginal. É seu primeiro fora do Pavement, uma das bandas mais influentes do rock de vanguarda na década passada.
Malkmus nem é tão veterano, mas já pode ser considerado uma espécie de pai da indie music. Inclusive no Brasil, já que sua banda foi responsável por fazer muito garoto trocar a bola pela guitarra.
J. Mascis comete com este "More Light" seu segundo trabalho desgarrado do grande Dinosaur Jr., banda da região de Boston que surfava na onda grunge no final dos 80/começo dos 90 e foi acabar morna, sem a mesma força criativa, em 1997.
O Mascis de hoje é o mesmo do passado, soldado alternativo com uma voz chorosa e rouca à la Neil Young e uma guitarra que grita, fazendo par com seu vocal.
E, por fim, John Frusciante, lesado guitarrista do Red Hot Chili Peppers que vem com o álbum de nome tão esquisito quanto ele, "To Record Only Water for Ten Days". De 1989 para cá, Frusciante entrou no Chili Peppers, saiu em 1991 para quase morrer viciado em heroína, perdeu os dentes, lançou dois discos solo falidos e voltou ao estrelato com sua popularíssima banda.


Texto Anterior: Comédia de Carla Civelli é resgatada
Próximo Texto: Stephen Malkmus: Ex-Pavement faz... Pavement
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.