São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro reabilita militares de baixa patente

DA REPORTAGEM LOCAL

O livro no qual a minissérie se baseia é um exemplo de uma tendência razoavelmente recente na historiografia das guerras. "Band of Brothers" não conta a história de um general, mas sim daqueles que realmente combatem -soldados, oficiais de baixa patente.
Sempre foi praxe debater as "grandes manobras" dos comandantes. Falavam de Napoleão ou Alexandre, mas mal mencionavam os soldados que permitiram as vitórias dos "capitães".
Só depois da Segunda Guerra que o soldado recebeu parte dos holofotes.
O historiador Stephen Ambrose escreveu uma biografia do general Dwight David Eisenhower (1890-1969), comandante supremo dos aliados na Segunda Guerra e depois presidente dos EUA. Mas depois criou uma verdadeira indústria de livros sobre o que chamou de "soldado-cidadão" -o civil recrutado para uma guerra.
Ambrose tem tanto material a citar que já foi acusado de plagiar sem adequadamente declinar as fontes.
Ele dirige o Centro Eisenhower na Universidade de Nova Orleans, que compilou um enorme acervo de história oral. Para a minissérie, os veteranos da Companhia E voltaram a ser entrevistados. Por isso, mesmo deixando de lado as óbvias diferenças de linguagem, há muito na série que não está no livro (e vice-versa). (RBN)



Texto Anterior: Os grandes irmãos
Próximo Texto: Filmagem tem artilharia pesada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.