São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Greg Salibian/Folha Imagem
Para o chef carioca Felipe Bronze, ainda existe "um certo amadorismo" nas cozinhas de restaurantes do Rio de Janeiro


FELIPE BRONZE

Medalha de ouro

Ele é o chef carioca mais badalado do momento. Formado na Culinary Institute of America, Felipe Bronze, 25, não pára de acumular prêmios em seus dois anos de carreira. Só em 2003, à frente do restaurante Zuka, foi eleito -por diferentes publicações- Revelação do Ano, Chef do Ano e melhor restaurante nas categorias Contemporâneo e Oriental. Bronze abriu anteontem seu próprio restaurante, em Ipanema, e falou à coluna -sem papas na língua, como de costume.
 

Folha - Qual é a diferença entre os restaurantes de São Paulo e do Rio?
Felipe Bronze -
No Rio ainda existe um certo amadorismo nas cozinhas. O cara só se preocupa com o salão. A cozinha é apertada, mal equipada, todo mundo trabalha de camiseta e avental.

Folha - E como é no seu restaurante?
Bronze -
Lá até o lavador de pratos usa jaqueta, avental, calça e chapéu. Roupa de cozinheiro. Gastei R$ 20 mil só com os uniformes da equipe do salão. São lindos de morrer, feitos pelo Maxime Perelmuter, da British Colony.

Folha - No Gero é proibido entrar de bermudas. Seu restaurante tem um "dress code"?
Bronze -
Não. Não sou eu que vou barrar ninguém. Uma vez no Zuka, o Raul Gazolla chegou de havaianas, bermuda e regata. Na hora que vi, pensei: "Caramba, que cara esculachado". Achei um despropósito. Mas o que eu vou fazer?

Folha - Você disse certa vez que era "um absurdo" o Antiquarius servir ovo de codorna com molho rosé no couvert. Continua pensando assim?
Bronze -
Na verdade, acho que fui mal-educado algumas vezes. Eu disse isso depois de ter elogiado o Antiquarius. Eu não sou brigão, como muita gente pensa. Sou transparente.

Folha - Do Fasano você gosta?
Bronze -
Ainda não fui ao novo Fasano. Achava o ambiente do antigo espetacular. A comida, boa. Mas muito caro.

CHÃO DE ESTRELAS
Dava para rodar uma novela só com os convidados da festa de seis anos de Theo Bial, filho de Giulia Gam e Pedro Bial, amanhã, no Rio. A lista de amigos da atriz tem nomes como Malu Mader, Claudia Abreu, Marcello Antony, Marco Nanini, Ney Latorraca e outros quase cem famosos.
 
Giulia vai tirar todos os móveis de seu apartamento e forrar as paredes e o chão com papel para as crianças rabiscarem.

RUIM QUE NEM COCEIRA
No ar como a malvada Elvira, da série "Um Só Coração", Mika Lins foi abordada por uma espectadora da série na rua. "Parabéns. Eu te odeio", disse a mulher. E foi embora.

ALTITUDE
Prestes a deixar o Ministério dos Transportes, Anderson Adauto levou um susto anteontem, em um vôo da FAB. Quando voava de Brasília a Varginha (MG), seu avião teve uma pane, perdeu altitude e teve descompressão, com direito a máscaras de oxigênio.
 
O deputado federal Geraldo Tadeu (PPS-MG), que estava no vôo, ficou pálido de medo. E foi acalmado por Adauto. "Isso é quase rotina", disse ele, que já tinha passado por quatro outras panes semelhantes.

DE OLHO 1
A escola de samba carioca Grande Rio quer tirar o carnavalesco Max Lopes da Mangueira. À procura de um substituto para Joãosinho Trinta -que foi demitido em fevereiro-, a agremiação fez um convite a Max há alguns dias.
 
Mas ele faz juras de amor à verde-e-rosa e diz que se o presidente, Alvaro Caetano, for reeleito no mês que vem, nada o fará sair da Mangueira.

DE OLHO 2
E os carnavalescos Roberto Szaniecki, da Gaviões da Fiel, e Milton Cunha, da carioca São Clemente, também estão nos planos da Grande Rio.

PERUCA
A Associação da Parada do Orgulho Gay de SP marcou para dia 24 um protesto em frente à Thermas Lagoa, na Vila Mariana. Militantes do grupo contam que o motivo do protesto é a proibição de travestis na sauna. A casa alega que eles "constrangem os outros clientes".
 
Um funcionário que se identificou como William confirmou: "Se vier vestido de forma feminina, não entra mesmo".

COISA DE MACHO
O lutador Marcelo Dourado -próximo "Big Brother" a protagonizar um ensaio erótico no site "Paparazzo"- fez algumas exigências para posar seminu. Quer que a produção seja "coisa de macho". Sem maquiagem ou figurino exagerado.

CISMA
Nana Caymmi está decidida. Vai fazer uma tatuagem no ombro -e o desenho escolhido é uma estrela-do-mar. A quem pergunta o porquê de uma tatuagem de estrela-do-mar, ela responde: "Cismei."

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Especialistas em educação de platéias, Clarice Miranda e Liana Justus comemoram dez anos de trabalho com a reedição do livro "Formação de Platéia em Música", que será lançada hoje, às 16h30, no Centro Cultural Banco do Brasil - SP.
O livro "Em que Ano Estamos?", de Marcia Camargos e com ilustrações de Rodrigo Rosa, será lançado hoje, às 14h, na Livraria da Vila, em Pinheiros.
O cantor Chico Cesar faz show do CD "Respeitem Meus Cabelos, Brancos", amanhã, às 12h30, no shopping Anália Franco.
O mestre de xadrez Herbert Carvalho lança o livro "O Tabuleiro da Vida", hoje, às 14h, no Sesc Itaquera.
Com som dos DJs Tiago Carandina e Flavio Forgotten, acontece hoje à noite a festa Sixty Nine, no BlackBox.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rodapé: Um documento de barbárie
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.