São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
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Filadélfia exibe incertezas de Gober e Balka

MÁRCIA FORTES
especial para a Folha, na Filadélfia

O amante da arte moderna e contemporânea encontrará na cidade da Filadélfia -duas horas de estrada de Nova York- uma ótima oportunidade para excitar seus sentidos nesta temporada.
Além das preciosas obras de Constantin Brancusi (incluindo a famosa "O Beijo" e diversos "Pássaros", insuperáveis na sofisticação da forma) e Marcel Duchamp em exposição permanente no Philadelphia Museum of Art (leia texto abaixo), o visitante poderá ver uma instigante mostra no Institute of Contemporary Arts (ICA) da cidade, que presta homenagem a dois relevantes artistas da atualidade: Robert Gober e Miroslaw Balka.
Intitulada "Three Stanzas" ("Três Estrofes"), a mostra no ICA é um curioso exercício de curadoria, trazendo para o espaço físico da exposição a combinação de poesia e escultura como forma de incentivar uma reação mais emotiva por parte do espectador.
Além de incluir dez obras do escultor americano Robert Gober (que já mereceu exposições em importantes museus da Europa e EUA) e do polonês Balka (que representou seu país na última Bienal de São Paulo), "Three Stanzas" exibe também um poema do premiado escritor irlandês Seamus Heaney.
Pintado verso a verso em grandes letras em uma das paredes centrais da exposição, o poema de Heaney "The Bastion" ("O Baluarte"), uma dolorosa meditação sobre memória e perda da infância, estabelece o tom de toda a mostra, que fica aberta até 17 de março.

Memória e perda
Em fluente continuidade temática, a exposição demonstra que sensações experimentadas na infância, como memória, vulnerabilidade e perda, são forças emocionais propulsoras tanto no desenvolvimento da obra de Gober quanto na de Balka.
A mostra revisa duas peças criadas pelos artistas na década de 80. Em "Santa Clauses" (1986), composta de 43 pequenas estátuas de papais-noéis com narizes quebrados, expressões árduas e inclusive um enforcado, Balka transforma esse ícone de excitação infantil em algo sinistro e macabro.
Já em "Slanted Playpen" (1987), Gober perverte a idéia de segurança de um cercadinho de criança ao emprestar uma forma de trapézio ao objeto.
A referência autobiográfica e a ênfase nas qualidades evocativas dos materiais são importantes elementos para os dois artistas.
Balka, que nasceu em Varsóvia em 1958 e hoje utiliza a casa onde cresceu com sua família como o seu atelier, adquiriu nos anos 90 a tendência de expressar o seu particular sentido de sentimento e material em formas mais abstratas.
Cinco peças de Balka incluídas nessa mostra têm como título dimensões de partes da casa da família e incorporam paradoxos entre a beleza de suas formas e o peso de seus obtusos significativos.
A peça intitulada "2 x (60 x 185)" é composta de duas belas colunas, atraentes na sua aparência translúcida, mas repelentes por serem feitas da pele e intestinos de porcos.
Já Gober, nascido em Vermont, em 1954, combina esse sentido de material com um imaginário mais surrealista e representações mais figurativas.
O artista brincou com as escalas ao recriar em cera um enorme tablete de manteiga em 1993.
Em contraste, a sua obra mais recente na mostra, datada de 1997, descreve um efeito perturbador em pequena escala: uma cadeirinha de criança serve de base para uma caixa de lenços de papel e esconde, sob ela, um ralo no chão. Aqui, como é recorrente na obra de Gober, se estabelece uma tensão entre a inusitada disposição de objetos "banais" e a insólita relação entre eles.


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