São Paulo, sexta-feira, 13 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro sobre o francês Cézanne já pode ser adquirido no domingo

Quem comprar primeiro volume da Coleção Folha (Van Gogh), ganha o segundo

DA REPORTAGEM LOCAL

Considerado o pai da modernidade por adiantar em sua obra marcas que artistas só no século 20 desenvolveriam plenamente, Paul Cézanne (1839 1906) é o tema do segundo volume da Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura, que estará disponível nas bancas no próximo domingo, junto com o primeiro volume, dedicado a Vincent Van Gogh. Por R$ 12,90 e um exemplar da Folha, o leitor adquire os dois números iniciais da coleção.
Ao contrário do primeiro artista da série ou de Gauguin, o décimo da coleção, Cézanne teve uma vida bastante tranqüila, sem viagens exóticas, mulheres seduzidas e abandonadas ou repentes de loucura. A aventura do artista, explica a publicação, "foi uma jornada essencialmente mental".
Em parte, a vida serena de Cézanne se deve ao fato de pertencer a uma família rica. Seu pai era um próspero banqueiro em Aix-en-Provence, o que lhe permitiu dedicação total à sua carreira, sem, para tanto, preocupar-se com sustento próprio.
Durante alguns meses, após uma crise artística, quando não se adequou ao ritmo parisiense, Cézanne chegou a trabalhar com o pai, mas foi apenas um rompante passageiro.
Sua obra exerceu profundo fascínio em artistas como Henri Matisse, George Braque e Pablo Picasso. Entre suas marcas, estão a geometrização da paisagem e sua disposição em captar objetos a partir de pontos de vista heterodoxos em relação à perspectiva tradicional. As duas características seriam radicalizadas pelos cubistas.
O volume dedicado à Cézanne exibe, na seção Galeria, 28 pinturas do artista. Quatro delas são do Masp: "Negro Cipião", "Paul Aléxis Lê um manuscrito a Zola", "Rochas em L'Estaque" e "A Senhora Cézanne com Vestido Vermelho".


Texto Anterior: Música: 15ª edição do Abril pro Rock tem início hoje em Olinda (PE)
Próximo Texto: Documentário: Canal relata drama de Vladimir Herzog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.