São Paulo, Quinta-feira, 13 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA - CRÍTICA
Bolshoi é convite ao cochilo

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

O empresário Serge Diaghilev, que no início do século conquistou Paris com seus Balés Russos, costumava dizer ao escritor e artista plástico francês Jean Cocteau: "Surpreenda-me!".
Assim como Cocteau, Diaghilev representou uma vanguarda que ressoa até hoje. Certamente, o diretor dos Balés Russos execraria a versão do balé "Spartacus", feita em 1968 por seu conterrâneo, Yuri Grigorovich, que inaugurou na terça-feira a temporada do Ballet Bolshoi em São Paulo.
Atuando na época como o todo-poderoso do Bolshoi, Grigorovich promoveu uma assepsia estética na companhia russa, mantendo-a afastada de qualquer influência (para se ter idéia, em 1968 Merce Cunningham já havia revolucionado os conceitos da dança ao abolir, por exemplo, o centro do palco como foco principal de ação).
Mais do que desgastada, a proposta de Grigorovich estampada em "Spartacus" serve apenas para constatar o que não mais funciona e o que não mais se faz num espetáculo que pretende ter ressonância contemporânea.
Além de restringir a ocupação do palco por meio de alinhamentos tão previsíveis quanto os de um desfile militar, Grigorovich tampouco extrai do vocabulário clássico de balé um conjunto original de possibilidades.
Para completar, o Bolshoi de hoje não conta mais com bailarinos como Vassiliev e Liepa, que, no passado, emprestaram vigor pessoal à versão de Grigorovich.
"Spartacus" não convence nem o elenco atual. Tudo indica que o grupo parece ter perdido a paixão, dançando sem brilho e coesão.
Um convite ao cochilo, o Bolshoi de hoje é uma sombra melancólica de seu passado.


Avaliação:



Espetáculo: Ballet Bolshoi Quando: hoje, às 20h30 ("Spartacus"); amanhã, 20h30, e domingo, às 18h ("Gala"); sábado, às 20h30, e domingo, às 10h30 ("Raymonda") Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº; SP, tel. 011/223-3022) Quanto: R$ 60 a R$ 220


Texto Anterior: Moda: Queridinha fashion está em três revistas
Próximo Texto: Música Erudita: Pianista faz 17 concertos no Japão
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.