São Paulo, sábado, 13 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

TELEVISÃO

BBC faz documentário da comédia "The Office"

Vencedora do Globo de Ouro foi criada por Ricky Gervais e Stephen Merchant

Emissora britânica também prepara filme sobre "Extras", com bastidores, cenas deletadas, participações e depoimento de fãs famosos

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A BBC está fazendo dois documentários sobre suas comédias de maior sucesso: "The Office" e "Extras". Cada uma ganhará um filme com três horas e meia de duração. O longa sobre "The Office" deve ser o primeiro a ir ao ar no Reino Unido, entre julho e agosto.
As filmagens vão incluir cenas deletadas, bastidores, conversas com o elenco e com a produção dos seriados e as participações especiais mais memoráveis de cada série.
Entre as estrelas que já concordaram em liberar as imagens, estão Ben Stiller, Kate Winslet e Patrick Stewart.
Celebridades como Richard Curtis e Matthew Perry (que viveu o Chandler de "Friends"), que se declararam fãs desses seriados, vão dar depoimentos.
Criada por Ricky Gervais e Stephen Merchant, a britânica "The Office" já foi premiada diversas vezes. Entre os troféus mais importantes, estão três Baftas (espécie de Oscar inglês) entre 2002 e 2004 e um Globo de Ouro em 2004.
Gervais é também o protagonista da sitcom, que retrata a vida em um escritório de David Brent, um chefe que quer ser amigo dos funcionários, mas transfere para eles seus erros e lida mal à beça com os pedidos de demissão da empresa.

Dinheiro do enterro
Em entrevista ao jornal "The Sun", Gervais brincou que "normalmente gravam esse tipo de programa quando os criadores já morreram". "Para mim, é bom. Exibir isso agora vai me permitir assistir ao programa e colocar o dinheiro que eu ganhar em algo mais divertido do que meu funeral."
"Extras", coprodução com a HBO, foi feita depois do sucesso de "The Office", pela mesma dupla de criadores. Curta, teve duas temporadas com seis episódios cada uma e um especial de Natal. A lista de prêmios inclui um Emmy, um Bafta (ambos em 2007) e um Globo de Ouro (2008).
Aqui, Gervais vive um ator desempregado, que procura trabalho em diversas produções, mas sempre perde a vaga para atores famosos como Robert de Niro.
"The Office" é a série mais popular entre as duas. Seu culto pode ser medido nas diversas adaptações que ganhou. A versão mais famosa é a dos Estados Unidos, que tem o comediante Steve Carrell no papel principal. Mas há outras também no Canadá, na Alemanha, na França e no Chile.
No Brasil, "The Office" britânico foi exibido no Eurochannel. "Extras" foi apresentado pelo HBO. É possível conhecer ambos os shows no site da BBC (bbc.co.uk/comedy/). Um pouco do humor de Gervais está em seu blog (em inglês) www.rickygervais.com/ thissideofthetruth.


Texto Anterior: Rodapé Literário: A revanche da inteligência
Próximo Texto: Laertevisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.