São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Caixa com quatro CDs reúne raridades de bandas como The Sydcats

"Nuggets 2" traz rock de garagem não só dos EUA

PAULO CAVALCANTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em 1972 o crítico e músico Lenny Kaye organizou um LP duplo chamado "Nuggets". O rock progressivo estava no auge e a música vivia seus dias de pompa. A concepção de "Nuggets" era esvaziar tudo isto, chamando a atenção para as bandas de garagem americanas. Era gente como Standells, Count Five e Blue Magoos. Estas bandas colocavam uma música nas paradas e depois sumiam. Foi a primeira vez que se usou o termo punk rock.
Então, "Nuggets" virou referência da estética "faça você mesmo". Tanto nos EUA quanto na Inglaterra, esse pessoal queria ser Beatles ou Rolling Stones. Começaram imitando os ídolos, mas, no final, criaram algo diferente.
Há cerca de três anos a Rhino estendeu a idéia de Lenny Kaye lançando uma caixa com quatro CDs. Agora, a gravadora amplia ainda mais o conceito, lançando "Nuggets 2: Original Artyfacts from the British Empire and Beyond". A idéia é mostrar que os americanos não foram os únicos a criar rock despojado e vital. A caixa, de quatro CDs, tem material da Inglaterra e de todo o mundo.
Parte do material é familiar a quem acompanhou pop/rock dos anos 60. Mas o que vale são as toneladas de obscuridades lançadas em compactos, atualmente impossíveis de se conseguir. É o caso de bandas como The Sydcats, Wimple Winch e The Craig.
É possível ouvir o lado "alternativo" do pop britânico dos anos 60. Todas as bandas eram fanáticas por música negra, procurando tocar as últimas novidades na América. Mas tudo era filtrado por uma sensibilidade britânica, com muita influência da pop art de Carnaby Street. Ingleses sempre foram meio chegados no hooliganismo, o que explica o ataque furioso da maioria das bandas.
E na tumultuada cena inglesa dos anos 60 que futuros superstars aprenderam o oficio. "Nuggets" registra as primeiras gravações de gente como David Bowie ("The Lower Third"), Ron Wood ("The Birds"), Jeff Lynne ("The Idle Race"), Steve Howe ("Tomorrow") e Johs Children ("Marc Bolan"). É interessante ouvir as gravações embrionárias e ver que idéias foram recicladas no futuro.
A maluquice garagística/psicodélica chegou aos quatro cantos do mundo. Os compiladores de "Nuggets" resolveram incluir até os nossos Mutantes com "Batmacumba", de Gil e Caetano, que eles descrevem como "uma fusão dos rimos afro-baianos com guitarras beatlemaníacas".

NUGGETS 2 - Com: David Bowie, Ron Wood e outros. Lançamento: Rhino (US$ 61,72). Onde encomendar: Bizarre (tel. 0/xx/ 11/220-7933); London Calling (tel. 0/ xx/11/223-5300); www.amazon.com



Texto Anterior: Vida bandida - Voltaire de Souza: No chalé
Próximo Texto: Destaques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.