São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festival em Chicago tem James Blake e TV on the Radio

Pitchfork Music Festival reúne atrações "cool" e principais "bandas do momento"

ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

A partir desta sexta, para saber qual vai ser a próxima "banda do momento" e quem está em alta na música independente, será preciso acompanhar o Pitchfork Music Festival.
Durante três dias, o evento reúne 45 atrações num parque em Chicago (EUA), onde se esperam 50 mil pessoas.
A quinta edição da festa, que leva o nome e tem a curadoria do mais badalado site especializado em música indie do mundo (pitch fork.com), tem uma programação bem diferente da de outros festivais de verão do hemisfério Norte, como Glastonbury (Reino Unido) ou Lollapalooza (Chicago).
Enquanto esses se desdobram para incluir superbandas como Coldplay, Foo Fighters ou U2, o Pitchfork fecha suas noites com artistas "cool", como TV on the Radio, DJ Shadow, Animal Collective, Fleet Foxes, Deerhunter e o novo darling britânico, o cantor James Blake.
São grupos que também tocam nos superfestivais, mas geralmente em horários alternativos ou em palcos menores, enquanto no Pitchfork são as estrelas -já que o restante do programa é composto por gente que está começando a "hypar" e outros de que poucos ouviram falar.
Alguns deles têm data para estrear no Brasil, como Toro y Moi (Planeta Terra, em novembro), Ariel Pink's Haunted Graffiti (setembro, no Clash Club) e Cut Copy (outubro, no HSBC Brasil).
Toro y Moi é o projeto do americano Chaz Bundick, 24, que faz um mix dançante de pop, electropop e hip-hop, cuja fama se espalhou nos blogs. "Tentamos recriar no mundo real o que vivemos no site todos os dias e que gostaríamos de ver tocando juntos", explica o presidente do Pitchfork, Chris Kaskie.
"Temos desde artistas que as pessoas estão ansiosas para ver até os que não costumam tocar para grandes audiências." Neste ano, além do evento em Chicago e de um espaço patrocinado no festival Primavera Sound (Espanha), o Pitchfork estreia versão francesa em Paris, em outubro. O site transmitirá entrevistas e performances nos três dias.


Texto Anterior: Crítica/Jazz: Ao lado de Jim O" Rourke, trio sueco Fire! acerta novamente
Próximo Texto: Música: CDs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.