São Paulo, segunda, 13 de julho de 1998

Próximo Texto | Índice

OSCAR QUIROGA ASTROLOGIA
Taurino - Concentrar-se na tragédia é a melhor maneira de incentivá-la e aprofundá-la
Uma estranha forma de pensar os problemas

No céu de julho, a Lua mingua Rem Peixes, e Marte e Plutão mantêm um estranho relacionamento.
Estranha mesmo é a maneira humana de pensar os problemas aqui na Terra, pois cada indivíduo procura raciocinar que tudo o que de mau lhe acontece é sempre culpa dos outros.
Nesse jogo de transferência, no qual as responsabilidades vão passando de mão em mão como batatas quentes, o ônus sempre vai parar nas costas de algum desavisado, que será o clássico bode expiatório.
O problema é que, nesse quebra-cabeça nada fortuito, a justiça vai para o brejo, pois se o cumprimento das responsabilidades é sempre uma loteria, em que ganhar é quase sinônimo de perder, como exigir honestamente que o mundo seja mais justo?
Um sistema só pode ser chamado de justo quando os cidadãos puderem endossá-lo sem saber antecipadamente qual será a sua posição social.
Assim, a escravatura teria sido um sistema justo, pois os donos de escravos não desejariam essa condição para eles ou para as suas famílias. E ser consumidor? Será que os industriais gostariam de nascer meros consumidores? E os consumidores? Topariam as responsabilidades dos industriais?



E-mail: astro@o-quiroga.com


ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
A sensação de estar no comando é inebriante, porém da delícia pode-se passar para a tragédia rapidamente. É quando se está na crista da onda que se deve tomar mais cuidado, pois qualquer deslize cria consequências mais profundas.

TOURO
(21 abr. a 20 mai.)
Quanto mais incentivar o discurso trágico, menos energia lhe restará para perceber que podem acontecer outras coisas. Concentrar-se na tragédia é a melhor maneira de incentivá-la e aprofundá-la. É isso mesmo que você quer?

GÊMEOS
(21 mai. a 20 jun.)
Os relacionamentos que você baseia no interesse devem ser tratados com cuidado, pois as pessoas envolvidas podem não estar conscientes dessa sua atitude e, ao tomar conhecimento, poderão não gostar do que compreenderam.

CÂNCER
(21 jun. a 21 jul.)
Para fazer frente a esse mundo de pequenos problemas que parece teimar em ficar no seu encalço, antes de nada você deve ficar bem disposto, pois a má disposição alimenta a complexidade. Com boa disposição tudo ficará digerível.


LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Não será que você devia passar em revista aqueles desejos que teimosamente pretende realizar? Não haveria uma ponta de sabedoria na voz das pessoas que o avisam para refletir um pouco mais? Por que não parar e pensar?

VIRGEM
(23 ago. a 22 set.)
É muito provável que a vontade de ir além dos problemas que o acometem seja muito maior do que a vontade de atingir determinados propósitos. É assim que o tempo foge dos problemas e não se aproxima da felicidade.

LIBRA
(23 set. a 22 out.)
Dizer não é o mesmo que fazer. Se você pretende realizar objetivos, não se iluda, precisará colocar toda a sua força de ação em movimento. Não é por comentar o que você faria que as ações devem ser dadas por realizadas.
ESCORPIÃO
(23 out. a 21 nov.)

Você é absolutamente capaz de colocar em risco toda a sua segurança material só para tentar um novo caminho. Leve em conta que não é mais preciso você mostrar isso a ninguém e que talvez seja melhor se preservar um pouco mais.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Essas atitudes impetuosas que você anda tomando, e que vêm crescendo em intensidade, estão na verdade indo contra os seus interesses. Talvez seja demais pedir um pouco de calma. Um pouco de bom senso será suficiente.

CAPRICÓRNIO
(22 dez. a 20 jan.)
Por momentos, parece que as pessoas com que é obrigado a se relacionar sabem exatamente onde está a sua ferida e enfiam o dedo nela sem compaixão. Talvez elas não saibam nada, e seja você quem se expõe desnecessariamente.

AQUÁRIO
(21 jan. a 19 fev.)
Há forças que não podem ser superadas, pelo menos não imediatamente, e a elas haverá você de se submeter, ainda que essa atitude seja abominável do ponto de vista aquariano. Nem sempre dá para fazer o que deseja.

PEIXES
(20 fev. a 20 mar.)
Fazer o que está pensando fazer é mero ato de imposição da sua vontade, o que resultará em consequências no mínimo duvidosas. Reveja a sua postura e perceba que nada do que está acontecendo agora é um simples jogo de crianças.




Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.