São Paulo, segunda, 13 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE ONDE VEM O BAIÃO
Tropicália deu impulso ao gênero

da Redação

"Debaixo do barro do chão da pista onde se dança/Suspira uma sustança sustentada por um sopro divino/Que sobe pelos pés da gente e de repente se lança/Pela sanfona afora até o coração do menino/De onde é que vem o baião?/Vem debaixo do barro do chão" "De Onde Vem o Baião" (Gilberto Gil, 1976)

A palavra "baião" vem de "baiano". O ritmo tem origem africana e o estilo era dançado nos principais estados nordestinos desde o século 19. A partir da popularização do gênero, perpetrada por Luiz Gonzaga (1912-1989), nas décadas de 40 e 50, se tornou um referencial importante para vários estilos da MPB.
O gênero também se inspirou nas frases musicais de introdução das emboladas, repentes e desafios, que tinham a mesma configuração rítmico-melódica do que viria a ser conhecido posteriormente como baião. Luiz Gonzaga se interessou por essas aberturas e passou a criar temas a partir delas.
Dançava-se o baião provocando os demais presentes a participar por meio de umbigadas e toques de castanholas. A intimação também podia ser feita com um lenço, quando se tratava de um convite do homem para a mulher.
Filho de um sanfoneiro, Luiz Gonzaga, que nasceu em Exu, Pernambuco, familiarizou-se com o instrumento tocando em bailes e festas populares.
Depois de viajar pelo interior nordestino, Gonzaga foi ao Rio e a São Paulo, onde tocou em casas noturnas e cabarés. Seu repertório incluía tangos, polcas e valsas.
O primeiro disco de Luiz Gonzaga é gravado em 1941, época em que passa a fazer parceria com Humberto Teixeira e Zé Dantas. Nessa época, o baião era tocado com zabumba e triângulo. Depois vieram o violão de sete cordas, baixo, pandeiro, metais e bateria.
O baião viveu seu primeiro bom momento no final dos anos 50. Na década seguinte, porém, a influência da música norte-americana e a popularidade da bossa nova relegaram o gênero a sua esfera regional.
A popularidade do baião voltou a crescer nos anos 70. Pesquisadores do gênero, como Renato Phaelante da Câmara, da Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), do Recife, acreditam que o motivo foi o interesse provocado pelo baião nos baianos da Tropicália.
Em 1970, Caetano Veloso gravou "Asa Branca" com novo arranjo. Gilberto Gil fez, no início de sua carreira, claras referências a Luiz Gonzaga. A música supracitada, "De Onde Vem o Baião", composta por Gil em 76, foi gravada inicialmente por Gal Costa, no disco "Água Viva" (78).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.