São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
APRESENTAÇÃO Gisele Itiê grava para o "Vídeo Show" no Teatro Municipal de SP; ela fala sobre sua personagem, uma das protagonistas, em "Começar de Novo", nova novela das 19h da Globo

Globo tira afiliada do SBT no Rio de Janeiro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em um fato inédito pelo menos nos últimos 15 anos, a Globo está tirando uma afiliada do SBT. A partir de outubro, a TV Planície, de Campos, uma das maiores cidades do Rio de Janeiro, trocará o sinal do SBT pelo da Globo.
A TV Planície é a oitava afiliada a deixar o SBT em menos de um ano. A rede do SBT, que já teve 113 emissoras, possuirá em outubro 106 TVs. A Globo passará a 118.
O SBT perdeu três afiliadas no Rio Grande do Sul (para a Record), três em Rondônia (para a Rede TV!) e uma na Bahia. Ganhou uma em Pernambuco. Sua cobertura estaria precária no interior do RS e no sul da Bahia.
Informalmente, executivos de afiliadas do SBT não escondem o descontentamento. Reclamam da queda no faturamento. Cerca de 15 afiliadas de pequeno porte vêm se articulando para formar um grupo com maior poder de negociação. Remuneradas por um rateio da publicidade veiculada em rede nacional, elas planejam reivindicar ao SBT a garantia de um repasse mínimo mensal.
A TV Planície está mudando sua composição societária. Um dos novos sócios é Fernando Camargo, dono das afiliadas da Globo em Cabo Frio (que cobre Campos) e Nova Friburgo. O SBT afirma que já está estudando alternativas de cobertura na região da Planície. Diz que a saída das afiliadas do RS, RO e BA não afetaram sua cobertura porque essas TVs foram substituídas por outras.

OUTRO CANAL

Retorno
Rodrigo Santoro está confirmado em "Hoje É Dia de Maria" (título provisório), que a Globo exibe em janeiro. Contracenará com Letícia Sabatella. A microssérie terá texto de Luiz Alberto de Abreu (dramaturgo paulista) e Luiz Fernando Carvalho, baseado em original de Carlos Alberto Soffredini e inspirado em contos populares compilados por Câmara Cascudo e Sílvio Romero.

Namoro
Fora do ar há mais de quatro anos, Lillian Witte Fibe está agora sendo assediada pela Rede TV!. A cúpula da emissora deve ter nos próximos dias um almoço com a jornalista.

Atualização 1
Agora é oficial. Octavio Florisbal foi efetivado ontem no cargo de diretor-geral da TV Globo (que ocupava interinamente desde 2002). Marluce Dias da Silva, antecessora na função, virou assessora da presidência. Será o alter ego de Roberto Irineu Marinho (presidente do grupo) na emissora.

Atualização 2
Florisbal cuidará só da TV Globo. Áreas antes comandadas por Marluce, como a Globosat (TV paga) e a Som Livre (gravadora), já estão sob a tutela de Jorge Nóbrega. A Globo também fez uma mudança de nomenclatura. O cargo de superintendente comercial (antes de Florisbal, agora de Willy Haas) passa a ser chamado de diretor-geral de comercialização, para ficar no mesmo nível hierárquico do diretor-geral artístico (Mário Lúcio Vaz).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Atenas 2004! Brasil leva ouro em periquita!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.