São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERRANAS

EU TE AMO...
O Festival de Gramado entrega hoje ao cineasta Julio Bressane o troféu Eduardo Abelin. O prêmio é oferecido por um banco que patrocina o evento.

...EU TAMBÉM NÃO
Em entrevista ao diário gaúcho "Zero Hora", no sábado passado, Bressane disse que Gramado chegou "ao fim da linha, à sepultura, por uma política equivocada de desprivilegiar o cinema em nome dos holofotes". Afirmou que aceitará a homenagem porque "se deram conta do erro e deram início à tentativa de remover o cadáver do túmulo".

GRAMADO S/A
A homenagem do festival ao ator Walmor Chagas, com a entrega do troféu Oscarito, estava prevista para a noite de ontem.

MAIS UM NA TROPA
O montador Daniel Rezende, indicado ao Oscar por "Cidade de Deus", compete em Gramado com seu primeiro curta como diretor, "Blackout". O filme é protagonizado por Wagner Moura, o Capitão Nascimento de "Tropa de Elite", cuja montagem também é de Rezende.

DO CONTRA
Menos mal que Bressane não se defrontou com a idéia de Paulo Pons de ir aonde o público está. Na entrevista ao "Zero Hora", ele afirma: "O naufrágio da relação entre filmes e espectadores está ligado à idéia de filmar pensando em se aproximar do público. Quando tiveram essa idéia -que é cafajeste, oportunista, porque é uma idéia de ascensão profissional, de busca por status- afundaram o cinema, levaram-no a esse nada em que o cinema se encontra".


Texto Anterior: Gramado exibe "estranho no ninho"
Próximo Texto: Televisão/Personalidade: Heath Ledger é tema de 2 especiais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.