São Paulo, quinta, 13 de agosto de 1998

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Ganhar o democlipe não basta

da Reportagem Local

Câmbio Negro, Personagens, Paulo Francis Vai Pro Céu, Cabeçudos e Vulgue Tostoi. Quais serão as chances de sucesso comercial da banda vencedora da categoria mais alternativa do Video Music Brasil, a democlipe? Se depender só do prêmio, não muitas.
Nos últimos anos levaram o prêmio da categoria a The Teahouse Band (95), com "Leaving It All Behind", o Mulheres Q Dizem Sim (96), com "Eu Sou Melhor que Você", e a Comunidade Nin-Jítsu (97), com "Detetive".
As três bandas dividem a mesma opinião: o prêmio ajuda, mas a banda ainda precisa batalhar muito para ser reconhecida no mercado, da mesma maneira que faria caso não tivesse ganho.
"Fomos contratados pela BMG sem que ninguém tivesse assistido ao nosso show, mas tivemos de investir dinheiro do nosso bolso", diz a baixista e vocalista Karem Heitor Gião, da Teahouse Band.
O contrato com a gravadora durou apenas o álbum "Remedy", que já estava pronto e ganhou apenas uma nova mixagem para ser lançado em CD. Os direitos do disco estão nas mãos da BMG.
Para o vocalista Fredi Endres, da Comunidade Nin-Jítsu, ganhar o prêmio "é como ser campeão da 2ª divisão do campeonato e passar para a 1ª". Eles se preparam para a estréia em CD pela Continental.
Logo depois da premiação, na festa com figuras importantes do mercado, a banda já aproveitou para fazer seus primeiros contatos. "Fomos armados de vários CDs e fitas demo. As pessoas os recebiam já com outros olhos", diz.
Para o vocalista e guitarrista do Mulheres Q Dizem Sim, Maurício Pacheco, "o prêmio de democlipe pode ajudar muito na carreira da banda, mas tem de batalhar".
Mas para a banda não parece ter sido muito interessante conquistar o prêmio. "Havíamos acabado de deixar a gravadora Warner e não estávamos predispostos a tentar um novo contrato", explica Pacheco. (LF)



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