São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro importa elenco inédito

especial para a Folha

Para as quatro récitas de "Cavalleria Rusticana" e "I Pagliacci", o Teatro Municipal do Rio de Janeiro importou um elenco inédito no Brasil, mas com referências apreciáveis.
O nome mais conhecido é o do tenor-spinto italiano Lando Bartolini, que interpreta o trágico palhaço Canio em todas as apresentações de "Pagliacci", e ainda o Turiddu de "Cavalleria".
O cantor tem se apresentado como solista em montagens de grande porte do Metropolitan de Nova York, Royal Opera House de Londres e Scala de Milão.
O papel de Santuzza da "Cavalleria" fica com a mezzo-soprano italiana Giovanna Casolla, que também tem cantado no Met.
Ela se reveza com a brasileira Regina Elena Mesquita. Para a Nedda de "Pagliacci", foi escolhido um nome em ascensão, a soprano norte-americana Elizabeth Holleque, que anda pela casa dos 35 anos e apresenta considerável beleza. A cantora tem sido ouvida principalmente nos EUA, incluindo papéis principais no Met de NY.
A batuta da Orquestra do Teatro Municipal do Rio fica com o maestro norte-americano Kamal Khan, assistente de James Levine no Metropolitan de NY.
A produção está inteiramente a cargo do teatro, que calcula um gasto de R$ 450 mil a R$ 500 mil para as duas montagens. Desde o ano passado, a agenda artística anual da casa é aprovada e patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio. Neste ano incluiu a "Iphigenia em Tauris", dirigida por Pina Bausch e interpretada por sua companhia. (AM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.