São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

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EVENTO
Filósofo alemão se autodefinia como "inatual"
Pensamento de Nietzsche continua contemporâneo, conclui debate

DA REPORTAGEM LOCAL

A atualidade do pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), que se autodefinia como "inatual ou extemporâneo", foi o principal aspecto abordado pelo professor livre-docente do Departamento de Filosofia da Unicamp Oswaldo Giacoia Jr., em debate sobre o lançamento do volume "Nietzsche" (coleção Folha Explica - editora Publifolha), de sua autoria.
Participaram da mesa de discussões, realizada no último dia 5 no auditório da Folha, os professores Vânia Dutra de Azevedo (Universidade Regional do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul), João Carlos Salles (Universidade Federal da Bahia) e Peter Pál Pelbart (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
A mediação do evento coube ao professor Arthur Nestrovski, editor da coleção Folha Explica e articulista da Folha.
Giacoia Jr. observou que Nietzsche havia percebido que a crença da onipotência da razão e da racionalidade científica não passava de uma crença. Isto é, de uma fé, precisamente da mesma natureza daquela fé que a racionalidade científica pretendia denunciar como superstição.
O professor ressaltou que, ao pressentir "que a racionalidade não é alheia à vontade de poder, imposição de interesses, investimento de desejo", o filósofo apontou para o fato de que o "desenvolvimento da racionalidade científica conduziria a inevitável crise dos valores", condição que se observa como "traço característico do século 20". Daí, a contemporaneidade do pensamento nietzschiano.
Com o objetivo de "ampliar" as perspectivas, Vânia Azevedo questionou Giacoia Jr. sobre o que seriam contra-sensos legítimos e ilegítimos na interpretação da obra de Nietzsche. "Seria toda e qualquer interpretação que pretendesse ser algo mais do que interpretação, ou seja, que reivindicasse para si o estatuto de texto, e não mais de interpretação."
Peter Pál Pelbart, por sua vez, elogiou a capacidade de Giacoia tratar com consistência um pensamento tão complexo "em 90 páginas miúdas para consumo rápido". E não deixou de ironizar o autor, citando o próprio Nietzsche: "Com problemas profundos, eu procedo da mesma maneira que com banho frio: entro rápido, saio rápido".


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