São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Banda distribui 25 cópias em acetato de "Machina 2" para fãs-clubes e incentiva distribuição gratuita pela Internet
Pumpkins oferecem disco novo de graça

MARCELO VALLETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Smashing Pumpkins, um dos maiores grupos de rock dos EUA, cometeu um ato de rebeldia contra sua gravadora, a Virgin, e lançou um disco novo por conta própria. As músicas de "Machina 2 -°The Friends & Enemies of Modern Music" (Machina 2 - Os Amigos e Inimigos da Música Moderna) podem ser baixadas gratuitamente na Internet, em diversos sites organizados por fãs ou por meio do programa Napster (www.napster.com).
O disco novo da banda não será vendido em lojas de disco convencionais. Isso porque existem somente 25 cópias do álbum, feitas em acetato e distribuídas para fãs-clubes e amigos dos Pumpkins no último dia 5 -são dois LPs e três EPs, totalizando 25 músicas, sobras de estúdio e canções que ficaram de fora da obra anterior do grupo, "Machina - the Machines of God" (Machina - As Máquinas de Deus), lançado no início deste ano.
Em um comunicado exposto no site www.spifc.org, um dos maiores fãs-clubes da banda na rede, que recebeu uma das 25 cópias do disco, "Machina 2 - The Friends & Enemies of Modern Music" é descrito como o "álbum final" do grupo -que afirmou que encerrará as atividades após o final da turnê "Sacred and Profane" (Sagrado e Profano), que já deve conter algumas dessas músicas recém-lançadas- e como um "presente gratuito aos leais fãs do Smashing Pumpkins".
A banda afirma que não há planos de lançamento de "Machina 2" em CD, mas uma capa e ilustrações para o disco deverão ser oferecidas para download em breve. O www.spifc.org está oferecendo uma faixa nova do disco em MP3 por dia, mas várias outras canções do álbum já podem ser encontradas por meio do Napster (veja ao lado a relação das músicas do disco).
As canções de "Machina 2 - The Friends & Enemies of Modern Music" mostram a banda de Billy Corgan voltando às origens, com um rock baseado em guitarras distorcidas e muito peso, em faixas como "Cash Car Star", "White Spider" e até uma regravação de James Brown, "Soul Power".
Também há baladas, como "Home" e "Innosence", e rocks mais tradicionais, como "Speed Kills" e "Slow Down".
Os fãs da banda receberam a notícia de modo conflitante. No quadro de recados do site oficial do grupo, www.smashingpumpkins.com, há elogios e críticas à banda. Até o fechamento desta edição, a gravadora Virgin não havia se pronunciado.



Texto Anterior: A montagem
Próximo Texto: As músicas de "Machina 2"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.