São Paulo, quinta-feira, 13 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Rapto do Menino Dourado
Globo, 15h10.

(The Golden Child). EUA, 1986, 96 min. Direção: Michael Ritchie. Com Eddie Murphy, Charlotte Lewis, Charles Dance. Criança perfeita, capaz de trazer a iluminação espiritual para todos os povos do mundo, e que só nasce a cada mil anos ou algo assim, é sequestrada por uma seita contrária à tal pacificação planetária. Murphy pode encontrá-la. A produção já é velha conhecida de sessões da tarde de tempos idos. Ou seja, nada.

Os Idiotas
SBT, 15h15.

(The Jerky Boys). EUA, 1994, 81 min. Direção: James Melkonian. Com Johnny Brennan, Kamal Ahmed, Alan Arkin. Dois bobos, que gastam o essencial de seu tempo pregando peças nas pessoas, mostram que são mais bobos do que se poderia imaginar quando decidem pregar uma peça na própria Máfia. A única questão relevante que o filme suscita é: que diabo estará fazendo Alan Arkin (o embaixador norte-americano de "O que É Isso Companheiro?") nessa história?

Perseguição
Bandeirantes, 22h.

(Fatal Pursuit). EUA, 1994, 90 min. Direção: Eric Louzil. Com Malcolm McDowell, Shannon Whirry. McDowell comanda um assalto ousado a um local no qual são guardadas valiosas jóias, mais exatamente valiosos diamantes. Na sequência, audaz investigadora (Whirry) é encarregada de persegui-lo na cidade de Nova Orleans.

Sangue Ruim
Cultura, 22h30.

França, 1988, 125 min. Direção: Leos Carax. Com Juliette Binoche, Michel Piccoli, Denis Lavant, Julie Delpy. Estamos num momento indefinido perto do fim do século 20, quando um laboratório isola um vírus mortal que se dissemina pelas carícias dos amantes. Marc (Piccoli) é o homem que pretende roubar e vender o vírus do laboratório, pois precisa desesperadamente de dinheiro. Mas o homem de confiança dele, Alex (Lavant), se sente inteiramente atraído por Anna (Binoche), amante de Marc que se opõe ao crime. Ficção científica, ambiente "noir", muita fantasia para compensar a trama sem novidade nenhuma e que parte de uma premissa no mínimo duvidosa. O filme está inserido no contexto do cinema pós-moderno francês, do qual Carax é provavelmente o representante mais talentoso. Legendado. Inédito.

Uma Promessa para Carolyn
SBT, 1h.

(A Promise to Carolyn). EUA, 1996, 94 min. Direção: Jerry London. Com Delta Burke, Swoosie Kurtz, Shirley Knight. Quarenta anos depois, duas irmãs decidem denunciar os maus-tratos a que foram submetidas pela madrasta durante a infância de ambas e que resultaram na morte da outra irmã, Carolyn. Reviver o trauma da época em que eram crianças não será tarefa das mais fáceis, mas elas resolvem encarar mesmo assim o drama pessoal e familiar. Típica produção feita para TV. Inédito.

Intecine
Globo, 1h45.

"A Lua dos Amantes" (1991, de John Bailey, com Ed Harris, Madeleine Stowe, Benicio Del Toro, Charles Dance, Pruitt Taylor Vince, Roger Aaron Brown) ou "Blue Tiger - Desafiado a Yakuza" (1994, de Norberto Barba, com Virginia Madsen, Toru Nakamura, Harry Dean Stanton, Dean Hallo) irá ao ar hoje na sessão dita interativa do canal, segundo a escolha dos telespectadores-votantes.

Pesadelo no Ártico
Globo, 3h30

(Ordeal in the Arctic). Canadá, EUA 1993. Direção: Mark Sobel. Com Richard Chamberlain, Catherine Mary Stewart. Richard Chamberlain é o capitão do Exército canadense que luta para salvar sobreviventes de um acidente aéreo com avião militar, até que chegue a equipe de resgate e desenvolva o salvamento propriamente dito. Não seria fácil ao natural. Como o desastre foi nas gélidas regiões do Ártico, pior ainda. Mais uma produção feita para TV e, como tal, baseada em fatos reais.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

O impossível transformado em possível

Méliès chamou a um de seus filmes "Viagem Através do Impossível". Com isso designou, de certa forma, o cinema: é, ao menos em parte, o lugar aonde vamos para ver o impossível.
Os acontecimentos da última terça-feira em Nova York nos fazem lembrar de que o impossível talvez não seja assim tão distante.
É um pouco isso o que Hitchcock reivindica em "A Sombra de uma Dúvida" (Film & Arts, 14h e 0h), no qual uma família recebe o simpático tio Charlie.
Mas uma sombra parece insistir em não se desgrudar da imagem de tio Charlie, em designar, nele mesmo, um outro aterrador.
No registro do puro fato, convém não esquecer "O Caso dos Irmãos Naves" (Canal Brasil, 23h30), obra-prima de Luís Sérgio Person. (INÁCIO ARAUJO)

ESTRÉIA

Marina Person volta a falar de cinema no "Cinecontato"

A partir de hoje, a VJ Marina Person -que comanda o "Meninas Veneno" e apresentou o extinto "Cine MTV"- retoma sua antiga paixão: o cinema.
Às 19h30, dentro do jornalístico "Contato MTV", Person estréia um quadro diário de cinco minutos todo dedicado aos filmes que fazem ou já fizeram sucesso nas telas do mundo algum dia.
No primeiro programa, a VJ pega carona no badalado lançamento de "Inteligência Artificial" (de Steven Spielberg) para falar dos filmes que retrataram o futuro da humanidade, como "Metrópolis" (de Fritz Lang), "2001" (de Stanley Kubrick) ou mesmo "Os 12 Macacos" (de Terry Gilliam).
Ao mesmo tempo, Person vem se dedicando a finalizar um documentário sobre seu pai, o cineasta Luís Sérgio Person, morto em um acidente em 1976.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Day After! Ainda tô com frio na barriga!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.