São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

...E a mulher criou os Beatles

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sabe aquela romântica história de os Beatles terem iniciado sua espetacular carreira no charmoso Cavern Club, pequeno clube úmido e escuro de Liverpool que até hoje se alimenta da beatlemania?
E o outro famoso papo de que a banda teve como primeiro empresário/grande descobridor o iluminado Brian Epstein, considerado o quinto beatle e que já ganhou até uma biografia à custa de seu grande feito? Tudo cascata.
É o que diz "The Beatles: The True Beginnings" (Spine Media, 196 págs.), livro que será lançado na próxima segunda-feira no Reino Unido e se propõe a contar "como realmente começou" a banda de rock mais famosa de todos os tempos.
A obra é de autoria de Roag Best, irmão de Pete Best, o primeiro baterista do grupo, que acabou demitido por Lennon & McCartney para dar lugar a Ringo Starr. E a história não é lá muito nova para quem sempre frequentou os bastidores dos Beatles.
Mas agora que entrará para a literatura deve tomar proporções maiores, uma vez que "The Beatles: The True Beginnings" não é um rancoroso "choro de perdedor", como parece.
O livro ganhou o valoroso aval de Paul McCartney, o único beatle que sobrou vivo para confirmar a história, depois de 40 anos que o pop fala e fala e fala sem parar da banda que mais vendeu discos no planeta.
Se depender do livro, sai dos anais pop Brian Epstein e entra Mona Best. E Cavern Club é substituído por Casbah Coffee Club.
Meio inglesa, meio indiana, mãe de Pete Best, "Mo", como a chamavam Lennon e McCartney, bancou os Beatles quando a banda foi formada, agendou shows, administrou egos, procurou levar o grupo à TV.
E, principalmente, montou no porão de sua casa o Casbah, clube no qual o grupo tocou cerca de 90 vezes, tanto como The Quarrymen, depois como The Silver Beatles e, por fim, como Beatles.
O Casbah, cujo teto e paredes foram pintados por Paul McCartney, George Harrison e John Lennon, reclama ter sediado o primeiro show da banda na Inglaterra sob o nome The Beatles, no dia 17 de dezembro de 1960.
Foi Mona quem arranjou para os Beatles se apresentarem no Cavern Club, persuadindo o gerente da casa na época, Ray McFall. E "deu" a banda, mais tarde, a Epstein, com a recomendação "Cuide bem deles".
"Acho que é uma boa idéia deixar as pessoas saberem sobre o Casbah. Todos conhecem sobre o Cavern, mas o Casbah foi o lugar onde tudo aquilo começou", afirmou Paul McCartney, quando soube do livro de Roag Best.

MANCHESTER É AQUI

"24 Hour Party People" será exibido em festival
O documentário dramatizado da cena pós-punk de Manchester circa 1980 está na programação do Festival do Rio BR 2002, que começa em 26 de setembro. Retrato da explosão da cena que deu ao pop nomes como Joy Division e New Order, o filme está cotado para passar também na Mostra Internacional de SP, em outubro.

WHITE STROKES

White Stripes e Strokes vão gravar um single juntos
A revelação foi feita pelo guitar-hero Jack White no VMA, festa da MTV norte-americana. Os grupos excursionaram juntos em julho e, no Reading Festival 2002, Jack White se uniu aos Strokes para tocar guitarra na espetacular "New York City Cops".


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema/Estréia - "Botín de Guerra": Documentário ilumina luta das avós da Praça de Maio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.