São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

Morre autor de "Chicago" e "New York, New York"

DA REDAÇÃO

Fred Ebb, autor de musicais da Broadway e da letra da canção "New York, New York", imortalizada na voz de Frank Sinatra (1915-1998), morreu no sábado, de ataque cardíaco. Ele não revelava a idade, estimada em 76 anos.
Com o compositor John Kander -que musicava suas letras, numa parceria iniciada nos anos 60 e mantida durante quatro décadas- Ebb escreveu 11 musicais, entre eles "Cabaret", "O Beijo da Mulher-aranha", "Zorba" e "Chicago", cuja versão para cinema, dirigida por Rob Marshall, ganhou seis Oscar no ano passado, incluindo o de melhor filme.
"New York, New York", um hino à sua cidade natal, foi composta por Ebb, que era formado em literatura inglesa, em 1977, especialmente para o filme homônimo de Martin Scorsese, com Robert de Niro e Liza Minnelli no elenco.
Aos 19 anos de idade, Minnelli havia estrelado, em 1965, o primeiro musical que a dupla Ebb/Kander foi contratada a escrever, "Flora, the Red Menace" (Flora, a ameaça vermelha).
Minnelli tornou-se uma das favoritas de Ebb, que lhe dedicou solos em diversos musicais e programas de TV.


Texto Anterior: Cinema: Zeta-Jones escapa de seqüestro, diz "Sun"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.