São Paulo, quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Munir Chatak/Record
VIOLÊNCIA NA RECORD Tuca Andrada e Paulo Gorgulho em cena de "Caminhos do Coração" em que o personagem do segundo é morto; a novela da Record, que chegou a 20 pontos, caiu para 12

Lula vai decidir sobre cópia de TV digital

A decisão pela adoção ou não de um sistema que impede telespectadores de fazerem cópias de programas de TV digital de alta definição terá de ser tomada pelo presidente Lula.
Uma das mais importantes deliberações desde a definição pelo padrão japonês, o sistema anticópias de programas dividiu o comitê de desenvolvimento de TV digital, formado por dez ministros. Os ministros não chegaram a um consenso sobre o assunto, que será agora "desempatado" pelo presidente da República. A polarização é maior entre Gilberto Gil, da Cultura, contra qualquer sistema de bloqueio de cópias, e Hélio Costa (Comunicações), defensor do mecanismo.
A adoção de um DRM (sigla em inglês para sistema de gerenciamento de direitos autorais, já usado pela indústria fonográfica) é defendida por todas as redes de TV. Trata-se de um sinal que as emissoras enviam para os receptores digitais informando quantas cópias podem ser feitas da programação.
No caso, as redes defendem a liberação de apenas uma cópia por televisor. Ou seja, o telespectador poderá gravar programas, mas não poderá fazer cópias em alta definição (apenas em definição standard).
O sistema visa dificultar a pirataria. As TVs argumentam que não limitar cópias em alta definição atrapalhará a venda de DVDs de programas e encarecerá os direitos de filmes e eventos internacionais.

BÔNUS A Globo enviará à festa da premiação de programas jornalísticos do Emmy Internacional, em Nova York, dia 24, os seis profissionais (entre eles dois técnicos e dois cinegrafistas) que viajaram pelo Brasil com Pedro Bial, em um ônibus, para a série "Caravana JN", que concorre na categoria noticiário. Se ganhar, William Bonner e Pedro Bial subirão ao palco para receberem o prêmio.

OVER A Globo está exagerando nos merchandisings de "Paraíso Tropical". Teve até "cross merchandising": Lúcia (Glória Pires) comprou um carro com financiamento de um banco _que montou uma agência cenográfica. Anteontem, foi constrangedora a "participação" de Ivete Sangalo para falar de uma tintura de cabelos.

EXTRA "Nunca a líder esteve tão próximo de virar vice", dirá anúncio que a Record veiculará para comemorar o "segundo lugar isolado" no Ibope nacional em agosto. Exagero. A Globo ainda tem quase três vezes a audiência nacional da Record.

FENÔMENO O SBT vive no Paraná uma realidade bem diferente da de São Paulo, onde está sendo ameaçado pela Band. As edições de "A Praça É Nossa" da última quinta e do "Jornal do SBT" de quinta e sexta foram líderes, batendo a Globo.

CAFÉ "Câmera Café", esquetes de humor de cinco minutos que o SBT vem exibindo antes e depois de seus telejornais, estão "pegando". Começaram com três pontos. Já deram sete.


Texto Anterior: José Simão: Buemba! A CANSSAÇÃO do Renan!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.