São Paulo, quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comentário

Livres, autores acertam em misturas

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Além de qualidade, o que esses jovens compositores têm em comum é a despreocupação com o que é puro -essa fantasia regressiva que ainda paira sobre o debate musical do país. Os sons deles, sempre com alguma dose de mistura, são on the rocks, funks, sambas, cirandas e o que mais está à disposição de quem faz música no Brasil.
Mesmo Rodrigo Maranhão e Edu Krieger, cariocas que bebem em fontes nordestinas, não parecem ter obsessão pelo "autêntico". Prova disso é "Baião Digital", bem-humorado encontro entre tradição e presente que é um dos destaques do CD de Maranhão. Ou o uso de programações, guitarra e piano rhodes no CD de Krieger, cheio de choros e cirandas.
Maranhão e Krieger são autores próximos da maturidade, talvez por conciliarem uma consistente formação nas tradições brasileiras, incluindo a dos grandes letristas, com a liberdade para usarem os recursos possíveis hoje. Estando livres, não precisam se exceder, e usam só o que serve às suas composições delicadas, que têm cativado intérpretes.
Quito Ribeiro caminha na mesma faixa livre, combinando atabaques e sintetizadores, mas sua origem geográfica (no caso, baiana) está mais impressa na sua música, ainda que ele esteja radicado no Rio. Algumas dessas referências, como a levada de guitarra que remete ao samba-reggae, cansam, mas prevalecem no CD as boas composições ("Nêga", "Água e Sal", "Morro da Viúva") e as inventivas soluções sonoras.
Em Plinio Profeta o que há, sobretudo, são soluções sonoras, já que o DJ compõe a partir de samplers e células musicais que pesca por aí. "Samba Cubano", explícita mistura, é o que há de melhor, mas existem outras boas alquimias. Quando usa aquele marca-passo da eletrônica é o que o disco cai, pois aí sucumbe a um outro tipo de índex, este tão ou mais nefasto do que os purismos nacionalistas.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.