São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

"Totalmente Selvagem" põe visões de mundo em choque

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em 1986, quando Jonathan Demme fez "Totalmente Selvagem" (TC Cult, 17h45, 18 anos), os yuppies eram um fenômeno recente. Os sujeitos dispostos a vencer na vida eram parte de uma geração nova, que não havia conhecido o Vietnã, menos ainda as rebeliões estudantis dos anos 60. Eram pessoas satisfeitas com o mundo tal como se apresentava: conformistas, em outras palavras.
Nem todos eram assim, ainda. E por "ainda" entenda-se: permanecia vivo o espírito rebelde. Quem o personifica aqui é Melanie Griffith, a garota fora do convencional que dá carona a Jeff Daniels, o sujeito completamente convencional.
Nasce daí uma comédia em que o choque de visões de mundo está longe de ser irrelevante. No entanto, o conservadorismo ainda não havia ganho a parada inteiramente: há uma chance de contato humano e entendimento entre ambos.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.