São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenários têm colaboração de Mendes da Rocha

especial para a Folha

Os cenários da próxima montagem que será feita no Teatro Municipal do Rio de janeiro prometem repetir o acerto de "Suor Angelica", dirigida por Bia Lessa em 1990.
Eles contarão, como daquela vez, com consultoria de execução do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Segundo o arquiteto, "a concepção básica é, como sempre, toda da própria diretora".
Responsabilidade
Porém, é grande a sua responsabilidade de tornar exequíveis estruturas monumentais, tais como a muralha em balanço que era escalada por dezenas de freiras em "Suor Angelica".
Dessa vez, Mendes da Rocha e dois outros arquitetos colaboram "para fazer o público penetrar as gradações que levam do campo à cidade, o contraponto natureza/construção", em "Cavalleria Rusticana".
Ilusão e realidade
Em "I Pagliacci", espetáculo que será dirigido por Bia Lessa, há o propósito de enriquecer o complexo jogo que existe entre a ilusão teatral e a realidade brutal de que fala a ópera, num cenário construído inteiramente em branco e preto.
Segundo Bia Lessa, isso "fortalece o sentido de realidade crua", lembrando certa escola de fotojornalismo.
Em ambos os casos, o sentido de realismo será perseguido através da exacerbação de recursos ilusórios, "tal qual faz a música, ao provocar o estado de 'confusing mind'", lembra o arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
(AM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.